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Feiras funcionam como vitrines para captação de clientes e negócios

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Notícias 12 Ago, 2016
Participação nesses eventos deve ser feita de acordo com planejamento estratégico

Segundo a União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe), mais de duas mil feiras de negócios foram realizadas no País em 2015. Das empresas expositoras, 56% visavam captação de clientes, 15% compareceram para apresentar novidades ao mercado, e 11%, para ações de relacionamento. A possibilidade de obter sucesso por meio da participação nesses encontros já é conhecida, mas depende de planejamento estratégico.

De acordo com a assessoria técnica da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o empresário precisa elaborar uma lista com as principais feiras do seu segmento, incluindo público-alvo, perfil dos participantes, além de investidores e possíveis concorrentes que estarão presentes.

O planejamento deve começar com um projeto criterioso, estabelecendo objetivos empresariais e como alcançá-los. Uma dica é detalhar os custos envolvidos – como taxas, deslocamento, estadia, material de divulgação e equipe que permanecerá no estande.

Quanto ao local de exposição, a escolha dependerá das metas traçadas. Geralmente, a entrada do pavilhão é direcionada às companhias que desejam distribuir sacolas e brindes promocionais, uma vez que os participantes irão percorrer o evento todo expondo sua marca. Já para a divulgação de um produto ou serviço mais técnico, estandes centrais, fora da aglomeração de áreas como recepção, lanchonetes e banheiros, são a opção mais apropriada.

Banners ou placas ajudam a promover o estande, chamando atenção do público. Realizar sorteios e oferecer brindese até alimentos, como doces e café, são diferenciais.

Pós-feira

Passado o evento, é indicado fazer uma avaliação dos resultados, levando em consideração, por exemplo, faturamento (em caso de negócios fechados), número de relações comerciais, desempenho com as promoções e ganho de imagem com exposição na feira.

É fundamental dar continuidade aos contatos, estabelecendo um cronograma para realizar visitas a novos clientes e fornecedores e enviar material promocional, amostras grátis e orçamentos prometidos., entre outras ações.

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