Banner

FBR estima R$ 6,2 mi em negócios para Franca no prazo de 6 meses

Foto
Notícias 26 Nov, 2021
Expectativa das fábricas participantes é exportar 45,9 mil pares

A 1ª Rodada de Negócios Internacionais de Franca (FBR – Franca Business Round) deve alcançar, no prazo de seis meses, R$ 6,2 milhões em negócios para as fábricas da cidade. A estimativa foi levantada pela organização junto às empresas participantes, que preveem comercializar 45,9 mil pares de calçados nesse período.

O evento foi realizado pela ACIF, Prefeitura de Franca, InvestSP e Sebrae-SP nos dias 10 e 11 de novembro e reuniu 30 fábricas de calçados francanas e mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai com a finalidade de gerar oportunidades de negócio para o setor calçadista e alavancar as exportações.

Segundo pesquisa realizada com os fabricantes pós rodada, Colômbia e Equador foram os países que sinalizaram mais interesse ou oportunidade de negócios, seguidos do Paraguai, Chile e Peru. Durante os dois dias de rodada, 68% dos importadores presentes solicitaram amostra dos produtos e 21% dos modelos solicitados devem ser enviados nos próximos dias.

Ainda de acordo com a pesquisa, 83% das tratativas devem ser feitas diretamente pelas fábricas com os importadores e a previsão é 43% dos negócios sejam estabelecidos a longo prazo.  

“A FBR trouxe um impacto positivo para a economia de Franca tendo em vista o investimento realizado e os gastos que os participantes tiveram com hotelaria, restaurantes e transporte”, considerou o economista Adnan Jebailey, do Instituto de Economia da ACIF.

Para o coordenador do DNI-ACIF, Rafael Pugliesi, a iniciativa foi desafiadora e gratificante. “Estamos diante de cenários desafiadores para a economia, saúde e comercial, porém acreditamos no potencial do calçado de Franca e conseguimos acolher o importador e transmitir à eles nossa referência de um produto nobre e manufaturado. A FBR é um resgate de nossa identidade exportadora”.

Tarciso Bôtto, presidente da ACIF, também enfatizou a importância do evento e lembrou como o setor calçadista se posiciona na economia local. “Sabemos da importância do setor calçadista para a nossa cidade, de sua força econômica e de geração de empregos. Atualmente, ele é responsável por 1/3 de nossas exportações e praticamente 17 mil carteiras assinadas”.

Entre os expositores, o empresário Alexandre Garcia, da fábrica Nevano, acredita que a FBR irá se fortalecer a cada edição e colaborar com a geração de negócios e empregos no setor. “Por ser a primeira, achei que foi de grande valor. Saímos bem otimistas com os contatos realizados, estamos enviando amostras para esses importadores e vislumbrando negócios futuros”.

A gerente de exportação da Perlatto, Karina Ferracioli, também fez uma avaliação positiva do evento e se mostrou confiante no crescimento da feira ao longo dos próximos anos. “É a retomada de Franca, o retorno de uma feira de calçados na cidade. Acredito que ela tomará uma proporção enorme, assim como ocorre em outras feiras do setor”.

O empresário Antônio Henrique Goulart Giuberti, da Orcade, disse que a FBR foi um sucesso e irá acrescentar resultados para todas as empresas participantes e de modo geral para o setor calçadista de Franca.

“Estamos contentes com esses resultados e esperamos colher esses frutos no desenvolver dos trabalhos”, avaliou a também coordenadora do DNI-ACIF, Suyara Águila.

Como foi a Rodada

Realizada no salão de eventos do Confort Hotel, a Rodada de Negócios contou com estandes com os produtos francanos e mesas de negociação. Cada uma das 30 empresas tiveram, nos dois dias de evento, encontros de 1 hora com importadores que possuíam perfil de compra compatível com a marca. Os exportadores contaram também, durante o evento, com a disponibilidade de atendimento e serviços da Intercargo de Franca como Despachante Aduaneiro, do Banco do Brasil nas operações de câmbio e da Race Transportes no apoio logístico.

Além dos realizadores, a ação teve o apoio do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), Banco do Brasil, UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais). 

 “Os trabalhos realizados durante a FBR, deixaram grandes expectativas para estreitar as relações comerciais com as empresas de Franca. Foi um evento cheio de qualidade, experiência e competitividade”, avaliou a importadora Zina María Saldarriaga, diretora comercial de uma empresa na Colômbia. “Reiteramos a nossa vontade de continuar participar de tais eventos lucrativos, que resultarão em alianças comerciais e aguardamos receber as informações solicitadas, a fim de gerenciar pedidos futuros”, completou.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia