As vocalizações das emoções funcionam melhor com os humanos do que as palavras em si. O nosso cérebro leva apenas um décimo de um segundo para compreender as emoções quando são vocalizações de sons ou micro expressões faciais. Pode ser um riso de felicidade, um grito de tristeza ou um grunhido de raiva. Descobriu-se que prestamos mais atenção quando uma emoção (como felicidade, tristeza ou raiva) é expressa através de vocalizações do que fazemos quando a mesma emoção é expressa em discurso, quando conversamos.
Por quê? A resposta está no passado.
A velocidade com que o cérebro “pega” as vocalizações e a preferência dada a elas em relação à linguagem é devido ao papel, potencialmente crucial de decodificar sons vocais, que tem desempenhado na sobrevivência humana. Compreender as emoções expressas na linguagem falada envolve sistemas cerebrais.
A identificação das emoções vocalizadas depende dos nossos sistemas cerebrais mais ancestrais, em termos evolutivos. Compreender as emoções através da linguagem envolve os sistemas mais recentes do nosso cérebro que evoluíram à medida que a linguagem humana se desenvolvia. Sons humanos transmitem emoções mais claras e é mais rápido do que palavras. Cérebro utiliza sistemas "mais velhos", estruturas para processar preferencialmente emoção através de vocalizações.
São os sistemas Límbico e Reptiliano (onde se processam as emoções) X o Córtex (onde se processam as palavras). Veja só que curioso!
Os pesquisadores que publicaram este estudo descobriram que os participantes foram capazes de detectar vocalizações de felicidade mais rapidamente do que sons vocais de raiva ou tristeza. Mas, curiosamente, eles descobriram também que os sons raivosos produzidos duravam mais tempo no cérebro do que qualquer uma das outras emoções, sugerindo que o cérebro presta especial atenção e dá grande importância para sinais de raiva.
Como sempre faço, aqui vai a minha pergunta: numa negociação, você presta atenção nos sons expressos por seu comprador ou acredita que o que ele diz é tudo o que está pensando?
Outra pergunta: você sabe disfarçar suas emoções para que elas não apareçam para o comprador? E eu estou falando de expressões inconscientes produzidas pelo seu organismo, sem que você perceba, conscientemente.
O organismo é muito eficaz em expressar emoções. Então cuidado ao negociar, pois o seu organismo e o do seu comprador, inconscientemente, é muito rápido em identificar tais expressões.
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