Empresários da Estação estiveram, na tarde desta quarta-feira, 20, na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) para apresentar ao município demandas referentes à segurança pública nos espaços do bairro, mais especificamente nos arredores da Praça Sabino Loureiro. Ao prefeito Alexandre Ferreira e à secretária de Ação Social Gislaine Liporoni, os empresários narraram os desafios que têm enfrentado mediante o uso de drogas em espaços abertos, abordagem coerciva dentro de seus estabelecimentos em ações de mendicância, bem como prostituição.
“Temos passado por situações muito difíceis, na Estação. Temos convivido com o uso de drogas nos espaços públicos, prostituição e insegurança”, afirma José Baltazar Taveira, proprietário da sorveteria Pimpinella, há 37 anos no bairro. “Vemos nossos clientes serem xingados e ameaçados por pessoas que abordam pedindo dinheiro e eu sinto uma queda no movimento da sorveteria, porque as famílias não ficam a vontade de, à noite, virem até a Estação, porque não se sentem seguras. Estamos no pior momento da Estação”, completou.
Após ouvir as demandas dos empresários, o prefeito Alexandre Ferreira apresentou os serviços oferecidos pela prefeitura para amparar dependentes químicos e população em situação de rua como ferramenta de encaminhamento à ajuda que os empresários podem usar, quando possível, bem como um plano de ação para aumentar a segurança do local.
“O encontro proposto pelos comerciantes da Estação foi muito bom, pois trouxe, de forma concreta, suas percepções sobre os problemas da Estação. A revitalização da Estação Mogiana é uma das ações propostas. Embora a primeira licitação tenha sido deserta, abriremos uma nova no próximo dia 27. Vamos lançar, ainda, um projeto junto à comunidade que começará na Estação, mas que vai se estender à cidade inteira.”
Para o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, que participou do encontro, há novas perspectivas para o local. “A ACIF, enquanto entidade de classe, entende que os desafios da Estação formam uma questão coletiva e de interesse público. Promovemos este encontro para que, juntos, possamos buscar soluções para que a Estação possa ser revitalizada, continuando a cooperar para a geração de emprego e renda da cidade”, disse.
Serviços da Secretaria de Ação Social
Um dos focos do encontro esteve na necessidade de se encaminhar dependentes químicos e população em situação de rua aos serviços de acolhimento oferecidos pelo município de Franca. De acordo com a Prefeitura, é importante que a comunidade os conheça para que, diante de uma abordagem, possa encaminhar quem necessita ao destino certo. Conheça-os em www.franca.sp.gov.br/dignidade.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia