Oferecer acolhimento, orientação e atendimento especializado para pessoas com deficiências e seus familiares, além de pessoas que busquem o desenvolvimento da autonomia de um modo geral. Foi com esse intuito que, dois anos atrás, em abril de 2022, nascia o Instituto Lalá – Centro de Desenvolvimento Humano.
“Somos um espaço voltado para serviços da área da saúde e educação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos, com desenvolvimento típico ou com alguma deficiência”, explica a pedagoga Ana Cristina Teixeira Assis, de 26 anos, idealizadora do Instituto Lalá. “Nosso maior objetivo é trazer visibilidade e qualidade de vida para todos que passam por aqui”, completa.
O Instituto Lalá busca melhorar a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias por meio de terapias baseadas em evidências nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Grande parte dos pacientes do espaço são crianças com prejuízos no desenvolvimento envolvendo diferentes áreas, dentre elas comunicação, socialização, desenvolvimento motor, entre outros.
“Todos os nossos espaços têm uso terapêutico. Nossa demanda é bem diversa e cada lugar é utilizado dependendo do nosso objetivo”, explica a idealizadora. “Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não atendemos apenas pessoas com deficiência, nós trabalhamos com desenvolvimento humano de modo geral. Temos, por exemplo, pessoas que não têm deficiência, mas são atendidos na psicoterapia com ansiedade, depressão, enfim, questões consideradas convencionais”, completa.
Atualmente com 45 pacientes, o Instituto Lalá conta com uma equipe de 17 colaboradores, incluindo psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educadores físicos e musicoterapeuta.
“Além das terapias, nossa equipe conta com profissionais qualificados que buscam garantir a inclusão dos pacientes em todos os ambientes frequentados, assim como adaptar o que for necessário para que tenham mais êxito em suas ações por meio de capacitações nas áreas da saúde e educação", diz Ana Cristina.
Lalá
O nome do Instituto é uma homenagem a pequena Larissa, primeira paciente da idealizadora e fundadora do espaço. “Conheci a Larissa em janeiro de 2018. Tinha me formado há pouco tempo, entendia muito pouco sobre quaisquer coisas relacionadas a desenvolvimento. Naquela época eu não sabia que minha relação com ela iria muito além de apenas um vínculo terapêutico”, diz.
Larissa, que tinha síndrome de down, faleceu em março de 2020. “Ela deixou este plano, mas deixou muita luz por onde passou. O Instituto Lalá é mais uma forma de fazê-la viva”, finaliza Ana Cristina.
Futuro
Mesmo tendo apenas dois anos de existência, o Instituto Lalá está em processo de expansão. O espaço atual vai crescer e com a ampliação da estrutura a expectativa é aumentar a capacidade para receber mais pessoas e realizar mais atendimentos, além de fortalecer projetos que hoje já estão em andamento.
“O Instituto Lalá presta um serviço que busca trazer visibilidade e melhorar a qualidade de vida dos atendidos, mas também para as famílias. Estamos cuidando do amor de alguém e queremos seguir neste caminho, mas seguir aperfeiçoando isso diariamente”, diz Ana Cristina.
Um dos projetos que são realizados e devem ser fortalecidos está o que encaminha as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
Serviço
Instituto Lalá – Centro de Desenvolvimento Humano
Local: R. Paulino Liboni, 1010, São Joaquim
Horário de atendimento: 8h às 11h e das 13h às 18h
Instagram: @institutolalafranca
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Fotos: Wilker Maia/ACIF
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia