A partir de outubro deste ano, estará disponível o módulo simplificado do eSocial. A novidade consiste em um ambiente virtual voltado para escrituração digital das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias que irá beneficiar todos os MEIs (Microempreendedores Individuais) e Segurados Especiais que possuem alguma pessoa contratada ou que pretendem contratar.
Com o módulo simplificado do eSocial os empreendedores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de contratação de pessoal, prestação de contas de folhas de pagamento e recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de contribuições previdenciárias. A expectativa é que, com a novidade, seja reduzida a burocracia, os empreendedores ganhem mais estímulos para realizarem contratações e, com isso, acabem gerando mais trabalho e renda para o país. Projeto do Governo Federal, instituído em 2014, o eSocial é uma plataforma de registro de informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. O sistema deve ser usado para registrar, por exemplo, informações de empregados e de eventos como férias e horas extras, com o objetivo de permitir mais controle sobre pagamento de tributos e aumento da arrecadação.
Ainda em fase de implantação, o sistema está sendo adotado aos poucos, antes de passar a ser obrigatório para todos os empregadores do país. Segundo Marcos César Pimenta, presidente da Assescofran (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região), o eSocial começou a valer em 2018 para empresas de grande porte e desde então, passou por várias prorrogações de prazos e fases de adaptação. “O eSocial é marcado por faseamentos para adequações das empresas. É um trabalho preventivo com um cronograma de implantações”, explica.
Para Pimenta, a proposta do sistema eletrônico é oferecer todas as informações trabalhistas, envolvendo empregado e empregador, em um mesmo local para melhor controle do Governo. “O eSocial é muito vantajoso para o trabalhador que também terá todas essas informações na Carteira Digital. Já as empresas terão obrigatoriamente que se adequarem, pois do contrário não conseguirão fazer, nem mesmo, a folha de pagamento”.
“Como expliquei, não existe a opção de não aderir e as informações passadas incorretamente irão gerar multa. Pelo eSocial todas as informações terão que transmitidas em tempo real, não sendo mais possível, por exemplo, fazer admissão de funcionário com data retroativa”, concluiu o presidente da Assescofran.
Diante da complexidade e das dúvidas relacionadas ao eSocial, a ACIF prepara um curso que irá esclarecer você associado sobre como funciona o sistema eletrônico , as vantagens, quando usar e outras informações. Para saber mais entre em contato pelo telefone (16) 3711-1722.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia