Empresário do ramo têxtil Danilo Encinas, sempre trabalhou com negócios internacionais. Em 2020, os filhos começaram a praticar beach tênis e o mais velho, Lucas, 19, pediu para o pai comprar uma raquete. Como não conhecia o esporte, Danilo achou o produto caro e comentou com o filho. Foi então, que Lucas começou a pesquisar mais sobre o segmento e descobriu que a produção das raquetes era feita na China, país com o qual o pai mantinha relações comerciais. Surgiu aí, a ideia de desenhar sua própria raquete, criar uma marca e buscar um fornecedor que pudesse desenvolver o objeto. Com a ajuda de um agente chinês, Danilo encontrou a empresa e, em dezembro de 20221, chegou o primeiro carregamento com três modelos de raquetes da Zeiq Beach Tênis.
“Eu já tinha a marca, que surgiu de um nome de um chinês. Eu gostei por ser curto, de fácil comunicação e a marca estava sem produto. Lucas se aprofundou na parte técnica e fizemos esse primeiro teste. Recebemos 900 raquetes, que era a quantidade mínima exigida”, explica Danilo.
Com visão empreendedora, a família – além de Danilo e Lucas, a esposa Carina e a filha Maria Clara também estão envolvidas no projeto – começou a divulgar a Zeiq em torneios de beach tênis, antes mesmo de ter qualquer produto em mãos. “Passamos a fazer uma divulgação forte e despertamos o interesse. Todo mundo passou a perguntar do que era a marca”, conta o empresário.
Em seguida, foi criada a 1ª Copa Zeiq de beach tênis e uma confecção francana produziu as primeiras peças de vestuário da marca. “Por ser um esporte nobre, também se exige um produto nobre, de qualidade. Estamos lidando com consumidores exigentes, por isso contratamos um estilista francano para desenvolver a coleção feminina”, revela Danilo.
Atualmente, a Zeiq conta com 50 itens e novos acessórios continuam em desenvolvimento. Além de raquetes e camisetas, há meias, munhequeiras, bolinhas, viseiras e bonés, garrafa térmica, chinelos, raqueteiras e até redes. Em breve, a marca também deve lançar uma coleção de óculos.
Segundo Danilo, a experiência como empresário ajudou a empreender com a Zeiq, mas ele diz que o fundamental no empreendedorismo é ter coragem e conhecimento de mercado. “Para importar 900 raquetes em plena pandemia precisa acreditar muito. Empreender é isso, além de saber enxergar possibilidades de mercado, acertar na qualidade e ter capital de giro, já que o investimento muitas vezes é em longo prazo”.
Com venda em todo o Brasil, por meio do site da marca, a Zeiq também está abrindo mercado internacional na Venezuela, Estados Unidos e Aruba, conta com 9 funcionários diretos e 35 atletas patrocinados, sendo 2 masculinos e 1 feminino no top 50 do beach tênis, tem parceria com diversos centros de treinamento e planeja abrir lojas físicas. “Todo empreendedor precisa visualizar crescimento, ter feeling e saber que empresa não é instituição de caridade, por isso precisa dar lucro”.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia