Banner

Edna Costa: a consultora de cosméticos que virou empresária

Foto
Notícias 01 Mar, 2022
Perfumaria no ‘Leporace’ surgiu em um momento de doença na família

Foi após o nascimento da segunda filha, diagnosticada com intolerância à lactose, que a maranhense Edna Costa Viana Costa, 57, viu que precisava aumentar sua renda. Secretária de um consultório médico, em Franca, acabou recebendo o convite de uma amiga para conhecer os produtos da Natura. “Como não usava, não conhecia e não me considerava vendedora. Tinha vergonha de oferecer qualquer produto, mas resolvi participar de uma reunião”, conta.

Em fevereiro de 2006, Edna encarou o desafio. Fez o cadastro na marca e começou a vender para família e outros conhecidos, ao mesmo tempo, que continuava trabalhando fora. Aos poucos foi conhecendo mais dos produtos e das técnicas de venda e, decidiu investir nos itens de perfumaria e maquiagem para pronta-entrega. A manobra deu resultado e as vendas começaram a engrenar.

No final daquele ano, a nova consultora teve a oportunidade de ir até uma festa em Ribeirão Preto com a presença do fundador da Natura, Luiz Antônio Seabra e lá, ela se encantou com a história do empresário e dos projetos sociais apoiados pela marca. Foi ali, que ela colocou em mente que também poderia ter uma história de superação e empreendedorismo.

“Como muitos clientes perguntavam de outras marcas, resolvi também representar Avon, Boticário, Eudora com produtos para pronta entrega, pois sabia que esse era um diferencial”, recorda.

Como todos sabiam que ela trabalhava com estoque, uma amiga na época, que vendia roupa, pediu uns produtos para oferecer com as peças. A mercadoria foi embora e Edna ficou no prejuízo. “Fiquei só com os boletos para pagar e não podia sujar meu nome. Precisava honrar com o compromisso”, diz emocionada.

Sem saída, Edna diz que ajoelhou no trabalho (ela continua trabalhando como secretária) e rezou a Deus pedindo sabedoria. Foi quando surgiu a ideia de vender os produtos na garagem de casa. “Na hora me veio uma imagem de uma garagem e no sábado seguinte, montei uma mesa com os produtos, abrir o portão da garagem e comecei a vender. Isso foi em 2009”, lembra.

No fim de semana seguinte, Edna fez uma faixa informando ter produtos para pronta-entrega e começou a também abrir a garagem, localizada no Parque Vicente Leporace, aos domingos. Depois, além da mesa, colocou uma prateleira com os itens e passou a deixar o telefone de contato para caso algum cliente precisa-se de uma mercadoria fora de hora. Todo o empenho trouxe a recompensa e Edna conseguiu saldar os boletos.

Cinco anos depois, um novo obstáculo surgiu no caminho da consultora. Dessa vez, a filha mais velha estava com câncer renal. Edna se afastou do trabalho no consultório para acompanhar a primogênita e só após todo o processo cirúrgico e de quimioterapia, retornou ao posto.

“Quando voltei a trabalhar, descobri que não queria mais e decidi pedir demissão após 28 anos. Meu desejo era ficar mais perto da minha filha”, diz, com a voz embargada.

Após deixar o trabalho, Edna começou abrir a garagem para vender os produtos todos os dias e foi conquistando cada vez mais clientes. Com o tempo, toda a casa estava tomada de mercadoria e o volume passou a atrapalhar o conforto da família. A solução foi repensar o negócio. Inicialmente, ela pensou em adquirir uma franquia. Como o desejo era manter a loja no bairro – o que não era viável para a franquia - o projeto acabou abortado. Mas o sonho de ter um espaço se manteve e Edna resolveu investir na construção.

Com apoio dos clientes, a loja foi ganhando forma, ao mesmo tempo em que a filha seguia com o tratamento contra a doença. Em 2019, a loja então idealizada se tornou realidade e, no dia 13 de dezembro, a Edna Costa Perfumaria e Cosméticos foi inaugurada na Avenida Abrahão Brickmann.

“Foi a realização de um sonho. Meus clientes me ajudaram a erguer uma loja bonita em um bairro de periferia. Eles se sentem parte, pois acompanharam todo o processo. Inclusive, decidi não colocar vitrines para que as pessoas se sentissem como fosse minha casa”.

Completado três meses de inauguração da loja, a pandemia de Covid-19 surgiu e obrigou Edna a repensar o negócio mais uma vez. “Investimos nas vendas por telefone, na montagem de kits com produtos essenciais, fizemos lives, bazar online e intensificamos as promoções. Também buscamos por ajuda profissional, o que nos permitiu bater metas mesmo em momentos tão desafiadores”, retrata a agora empresária. “Tenho quatro colaboradoras e fui muito clara com elas. Trabalhamos com sorriso no rosto, nosso diferencial é o atendimento e as embalagens. Não falo do produto e sim dos benefícios, da experiência proporcionada”.

Segundo Edna, o segredo para alcançar o êxito é acreditar no seu potencial, ter fé e batalhar. “Sempre tive as estradas para andar e a vontade de trabalhar. Isso fez a diferença”, concluiu.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia