O fim do ano está chegando e, com ele, uma renda extra esperada por grande parte dos trabalhadores. A primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelos empregadores até o próximo sábado, 30, e o Portal ACIF falou com o economista Adnan Jebailey, do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) em busca de dicas para quem quer utilizar de forma consciente o dinheiro e evitar começar 2025 com dívidas.
Segundo dados do IE-ACIF, neste ano serão injetados na economia de Franca R$ 271 milhões com o pagamento do 13º salário aos 100 mil trabalhadores formais da cidade.
Para o economista, o primeiro e principal passo para evitar gastar de forma errada o dinheiro extra é utilizar a primeira parcela para pagar as dívidas atrasadas, evitando o acúmulo de contas e, principalmente, juros abusivos.
“Serão duas parcelas do 13º salário. Para a primeira, que será paga ainda este mês, separe o dinheiro para quitar as dívidas. Já com a segunda parcela, que chega até o dia 20 de dezembro, o ideal é comprar os presentes e separar também para a Ceia de Natal e Ano Novo”, explica.
O economista orienta que este é um momento importante para que os trabalhadores se organizem e tenham um 2025 mais tranquilo, especialmente em janeiro, quando chegam contas como IPVA, IPTU e material escolar.
“Se sobrar um pouquinho guarda para pagar o IPTU, o IPVA, material escolar... Janeiro costuma ser um mês bem pesado para o orçamento das famílias e pensar nisso ajuda bastante no momento de garantir um novo ano mais estável”, completa.
Confira o vídeo completo com o economista Adnan Jebailey, economista do IE-ACIF
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Foto: Divulgação
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia