As vendas pela Internet estão crescendo consideravelmente. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico o varejo pela internet vem ganhando fôlego à frente do comércio físico. Praticidade, comodidade e atendimento 24 horas por dia sete dias por semana são alguns dos itens que chamam a atenção do consumidor e fazem com que o setor movimente bilhões todos os anos.
Mas, o que muitos empreendedores deste segmento desconhecem é que para operar dentro dos padrões legais a loja virtual precisa estar com a marca devidamente resguardada. Contratar um contador e ter o CNPJ são os primeiros passos para o empreendimento. Mas não termina por aí. É preciso ter alvará de funcionamento e os registros: na Internet, feito em sites específicos, e o da marca, feito no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Edmilson Lima, diretor da Allmark Marcas e Patentes, explicou que os dois registros são fundamentais para o empreendedor que está neste segmento. “Tanto o registro do domínio quanto da marca confere ao empresário a autonomia necessária para operar seu negócio de forma segura, pois sem os registros, em especial, o da marca, qualquer pessoa pode se apossar do nome causando vários prejuízos, entre eles, a sobrevivência do negócio”, observa.
Para se registrar a marca é preciso procurar um escritório especializado nesse tipo de prestação de serviço. Isso porque são vários os processos que envolvem o registro, sendo que o procedimento é feito no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Já o registro do domínio é o que garante o uso do nome na internet e não tem vínculo algum com o registro da marca. Ele deve ser feito em sites específicos do segmento.
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