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E-commerce deve faturar R$ 258 milhões no Dia do Consumidor

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Notícias 12 Mar, 2019
Projeção é da Ebit/Nielsen. Nesta edição, data criada pelo comparador de preços Buscapé para alavancar as vendas em meses mais fracos será realizada neste dia 13 de março. Descontos podem chegar a 50%

As promoções referentes ao Dia do Consumidor Brasil devem gerar faturamento de R$258 milhões no e-commerce em 2019 - uma alta de 18% em comparação com os R$ 229 milhões reportados na data no ano passado, segundo a Ebit|Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. O número de pedidos deve subir de 521.322 mil para 536.382 mil, alta de 2,9%, enquanto o tíquete médio deve crescer 14,5%, de R$420 para R$481.

A data de descontos, que neste ano será celebrada no e-commerce em 13 de março (sempre na quarta-feira da semana de 15 de março, o dia original), foi criada em 2014 pelo comparador de preços Buscapé e chega à sua sexta edição consecutiva.


"O objetivo do Dia do Consumidor é aquecer as vendas em um dos meses de menor faturamento do ano, impulsionando o desempenho do setor no primeiro trimestre, que historicamente é o menos importante para o e-commerce", afirma Ana Szasz, presidente da Ebit|Nielsen.

A estratégia deu certo e, graças às promoções, o e-commerce vende, em média, duas vezes mais na data, na comparação com uma quarta-feira comum. Em termos de faturamento médio diário, o Dia do Consumidor Brasil só perde para a Black Friday, principal data para o comércio eletrônico.

"É uma época que está crescendo e se consolidando no calendário anual do varejo. A cada ano, expande o número de lojistas participantes e de ofertas", diz Ana. "Isso chama a atenção do consumidor, uma vez que ele ganha outra oportunidade de comprar mais pagando menos. E, do outro lado, o lojista consegue alavancar vendas em um mês que anteriormente era frio."


Dados da Ebit|Nielsen apontam que categorias tradicionais, como Eletrônicos, Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Casa & Decoração e Cosméticos & Perfumaria devem ser as mais buscadas pelo consumidor.

Entretanto, assim como na Black Friday, categorias menos tradicionais, como por exemplo Alimentos & Bebidas, Pet Shop, Papelaria e Turismo também têm espaço para faturar mais.

A SEMANA INTEIRA

Criador do Dia do Consumidor Brasil, em 2014, o Buscapé, estenderá as ofertas para toda a semana nesta edição. De 11 a 17 de março, será possível encontrar promoções no e-commerce com descontos de até 50%.

“Neste ano decidimos inovar e ampliar nossa campanha, presenteando o nosso consumidor com sete dias de ofertas. Quem pesquisar, certamente fará uma excelente compra”, afirma Fernando Lugó, diretor de marketing do Buscapé.


O dia 15 de março foi escolhido, em 1962, por John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, e reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) alguns anos depois, para lembrar e valorizar os direitos dos consumidores do mundo todo.

O Dia do Consumidor Brasil já é o segundo maior faturamento do ano, perdendo apenas para a Black Friday. “Dados da Ebit|Nielsen apontam que 43% dos consumidores pretendem comprar na data. Já é bastante, mas mostra que temos muito para crescer”, diz Lugó, que espera movimento quatro vezes maior no Buscapé durante a semana.

Os smartphones devem ser os produtos mais desejados pelos consumidores, especialmente os de valor intermediário, entre R$1.000 e R$2.000, mas itens como SmarTVs, ar condicionado, videogames, geladeiras e máquinas de lavar também devem apresentar aumento de demanda.

IMAGEM: Thinkstock

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