Não é nenhuma novidade que os produtos brasileiros manufaturados estão presentes no mercado internacional oferecendo qualidade e originalidade.
Um dos setores pioneiros quando o assunto é exportação, o calçadista, marca presença em mercados relevantes como Estados Unidos, Argentina e França. Em 2021, cerca de 15% dos calçados fabricados por aqui foram exportados, o que corresponde a 123 milhões de pares, segundo Relatório Anual de Atividades 2021 da Abicalçados.
No entanto, mesmo com reconhecimento de compradores internacionais, os produtores brasileiros ainda enfrentam dificuldades para atuar diretamente em alguns mercados, sobretudo quando o assunto é venda internacional direta ao consumidor.
Produtores de outros países como China, Índia e Vietnã, têm aproveitado a tecnologia para vencer as barreiras da exportação formal e avançar com seus produtos em mercados internacionais. À medida que o público global encontra alternativas de compra de produtos de qualidade, bons preços e entregas cada vez mais rápidas, o empreendedor brasileiro necessita encontrar caminhos de reação, e neste momento a tecnologia é uma grande aliada.
Muitas vezes, o empresário prevê um grande esforço ao vender para fora do país, desde a abertura de parceiros, canais, gestão de armazenamento, manuseio e controle de estoque, por esta razão, muitas vezes, a internacionalização acaba ficando para um segundo momento.
Como então vencer estas dificuldades e viabilizar um projeto de exportação direta ao consumidor de forma mais ágil e dinâmica? É aí que aparece o Cross-Border E-commerce, que basicamente significa vender os seus produtos diretamente para os consumidores de outros países por meio de um e-commerce local.
A essência dessa estratégia está na capacidade de ofertar produtos em outros mercados enviando de seu próprio estoque, ou seja, uma venda on-line, validada e recebida, já com os custos de transporte e importação pagos pelo cliente final.
Essa abordagem é extremamente estratégica, não conectada à venda de grandes volumes e sim ao atendimento do consumidor final, com valor e serviços agregados à ações e inteligência de marketing e comunicação.
O Cross-Border é uma evolução e talvez um caminho sem volta para o alcance do varejo global, entregando em qualquer local do mundo os atributos e valores de seu produto e sua marca.
O Departamento de Negócios Internacionais apoia e orienta o Associado sobre o Comércio Internacional através de assessoria exclusiva e individualizada. Fale conosco.
Sobre o DNI-ACIF
O Departamento de Negócios Internacionais da ACIF é um facilitador de oportunidades de internacionalização e geração de negócios. Seu objetivo é oferecer aos empresários instrumentos para o seu desenvolvimento internacional e contribuir para que Franca seja, cada vez mais, reconhecida internacionalmente pelos atributos de sua diversificada economia produtiva. Entre em contato pelo telefone (16) 98100-9959.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia