Para o comércio, nem sempre um grande volume de vendas a prazo representa maior lucratividade.
A inadimplência é um dos principais vilões do comércio. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela FecomercioSP, aponta que cerca de 17,2% das famílias paulistanas possuíam contas em atraso em dezembro, alta de 6,3 pontos porcentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para o comércio, nem sempre um grande volume de vendas a prazo representa maior lucratividade. Assim, destacamos alguns pontos para evitar a inadimplência:
Análise de crédito
Faça uma análise criteriosa, contemplando perfil do consumidor, nível de renda e capacidade de pagamento futura. Consulte órgãos de proteção de crédito.
Evite fraudes
Verifique a autenticidade dos documentos apresentados. Nas referências comerciais e pessoais, cuidado com nomes e telefones fornecidos, pois o contato informado pode estar instruído a passar boas informações.
Cadastro do cliente
Realize o preenchimento correto do cadastro do cliente e atualize-o frequentemente. Com essa informação atualizada é possível entrar em contato com o cliente com mais facilidade, principalmente em situações de inadimplência.
Política de cobrança
Defina quais serão os procedimentos para realizar cobrança de inadimplentes, envio de e-mail lembrando o não pagamento, contato telefônico ou até mesmo a cobrança pessoal. Em alguns casos, contratar os serviços de empresas especializadas em recuperação de crédito pode ser vantajoso.
Novos clientes
Para quem ainda não possui histórico de compras e pagamentos, ofereça um menor valor de crédito no início, melhorando as condições de crédito conforme aumentar o relacionamento e a confiança.
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