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Dia do Consumidor: economista dá dicas para se preparar e lucrar com a data

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Notícias 06 Mar, 2024
Portal ACIF separou ações que podem ajudar o empreendedor na hora da venda

 

O mês de março chegou e com ele o Dia do Consumidor, que será celebrado no próximo dia 15. Considerada uma data importantíssima para o comércio – muitos avaliam como a Black Friday do primeiro semestre do ano – esta é a oportunidade para os empreendedores movimentarem seus negócios e lucrar.

Pensando nisso, o Portal ACIF conversou com o economista Fred Nazar, responsável pelo Orientação Financeira ACIF, serviço oferecido pela Associação do Comércio e Indústria de Franca aos seus associados, e trouxe dicas para você se planejar e fazer bons negócios.

 

Como essa data pode servir de oportunidade para o seu negócio?

O principal objetivo das empresas é o lucro e ele começa a ser construído na compra de mercadorias e é concretizado no momento das vendas. Datas especiais sugerem aumento das vendas e, desde que o preço contemple de fato o lucro, as empresas conquistarão melhores resultados quando venderem mais.

 

Como usar o Dia do Consumidor para lucrar?

A data é uma oportunidade para negócios de diferentes setores. Durante este período, aproveite para:

  • Negociar com fornecedores;
  • Reveja seus preços de venda contemplando todos os seus custos e a margem de lucro desejada;
  • Faça a divulgação da data nas mídias sociais e também para a sua carteira de clientes;
  • Analise seu estoque e prepare o ambiente para receber seus clientes.

 

Quais os principais pontos o empreendedor deve pensar quando for trabalhar a data?

Neste momento é muito importante reavaliar o preço de venda, oferecer condições especiais de pagamento, consultar o estoque, além de preparar e conscientizar toda e equipe.

 

Como fidelizar clientes no Dia do Consumidor?

O cliente de hoje não busca somente preço, ele quer ser bem atendido, quer estar num bom ambiente e deseja condições de pagamento que caibam no seu orçamento. Preço é o que se cobra por um produto, valor é o que se entrega ao cliente.

 

Como oferecer promoções atrativas e ainda garantir bons lucros?

O preço de venda bem formado é o principal caminho para a lucratividade. Cuidado! Se basear no preço do concorrente para definir o seu próprio preço pode ser um grande erro. O empreendedor deve conhecer o mercado em que atua, seus fornecedores, seus clientes e seus concorrentes.

 

DICA BÔNUS

O atendimento é um ponto importante, muitas vezes o principal, na hora da compra. Por isso, é extremamente necessário que o empreendedor trabalhe este aspecto. É preciso treinar a equipe e oferecer um atendimento atencioso, personalizado e voltado para as necessidades do consumidor.

 

BOX de MKT

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), por meio de sua Agência de Publicidade, lançou o "Box de MKT", ferramenta que disponibiliza, gratuitamente, materiais de publicidade voltados para o ambiente online.  As primeiras peças, que têm como tema o Dia do Consumidor, já estão disponíveis.

Para acessar e baixar as peças, basta acessar o site www.campanhasacif.com.br, preencher um formulário simples (nome e contatos) e fazer o download.

 

 

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