Ao contrário da Black Friday que, desde que começou no Brasil, já havia a expectativa de ser um evento de alto impacto para o varejo — até mesmo pelo seu histórico de sucesso nos Estados Unidos — o crescimento do Dia do Consumidor tem sido a grande surpresa do e-commerce. A data, que começou devagar e sem muitas perspectivas, hoje gera mais 200 milhões em vendas no comércio eletrônico e é um dos principais destaques do primeiro semestre.
Diante dos resultados, não podemos ignorar que o Dia do Consumidor conquistou sim o seu espaço no mercado. Contudo, há uma série de fatores que contribuíram para a alta adesão da data no Brasil, entre os quais é importante ressaltar:
Período favorável de vendas
O Dia do Consumidor é celebrado no dia 15 de março, quando já passaram as despesas do início do ano e do Carnaval. O evento foi estabelecido em uma lacuna do varejo, onde os lojistas conseguem planejar as ações para impulsionar as vendas do primeiro semestre, tendo em vista que o Dia das Mães, que é a próxima data comemorativa com relevância para o e-commerce, acontece somente dois meses depois.
Crescimento do e-commerce
O hábito de fazer compras online tem se fortalecido no cotidiano do consumidor e, com isso, podemos perceber também a evolução na maturidade dos usuários que estão pesquisando mais, comparando preços e buscando boas oportunidades de compra. O crescimento do e-commerce no Brasil gera um terreno fértil para que datas como o Dia do Consumidor e a Black Friday ganhem proporções cada vez maiores.
Experiência dos usuários
Com o desenvolvimento do e-commerce no país, não apenas os usuários amadureceram, mas é perceptível também a evolução nos processos e experiências oferecidas pelas lojas online. No Dia do Consumidor, assim como na Black Friday, que são eventos protagonizados pelo e-commerce, os usuários buscam praticidade e ofertas reais nos produtos, não há mais espaço para anúncios e propagandas que não correspondem com a realidade. Mais que ouvir falar, os usuários precisam “sentir” a diferença nos preços e é cada vez maior o número de lojas que estão compreendendo este comportamento e indo de encontro à essas expectativas.
Ambiente competitivo
O comércio eletrônico já tem como característica predominante a alta competitividade no mercado devido à facilidade de acesso que os usuários têm às informações das lojas concorrentes. No e-commerce, tudo acontece de forma muito dinâmica, principalmente em datas como o Dia do Consumidor, em que a disputa pelo menor preço é ainda mais evidente, o que também pressiona a participação massiva do varejo físico nas campanhas promocionais.
No entanto, é válido destacar que, mesmo diante de um cenário favorável, é essencial que as ações para o Dia do Consumidor sejam pautadas por um bom planejamento, precificação adequada, estratégias de divulgação e gestão do estoque de produtos. Considerando que o evento será a porta de entrada para novos clientes, é uma oportunidade de gerar uma boa primeira impressão da loja.
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