Banner

Dez feriados nacionais devem ser ‘esticados’ e preocupam empresários

Foto
Notícias 29 Jan, 2015
ACIF estuda calendário de abertura especial do comércio em Franca em parceria com os associados para tentar minimizar impacto nas vendas

O calendário de feriados nacionais e pontos facultativos de 2015 traz boas notícias aos trabalhadores brasileiros que apostam nas folgas para passear ou descansar. Ao contrário do ano passado, quando houve poucos feriados em dias úteis, neste ano dos 11 feriados, dez caem em dias de semana e muitos devem ser esticados. Enquanto as pessoas comemoram, os empresários estão preocupados, afinal, os dias de folga devem reduzir a produção na indústria e as vendas nos comércios.

"Sem dúvida, os feriados preocupam os empresários e causam prejuízos em vários segmentos. Para os lojistas, o horário diferenciado muitas vezes não compensa o custo/benefício, mas por outro lado atrai consumidores da região, que aproveitam a folga do trabalho para colocar as compras e serviços em dia”, afirma o presidente da ACIF José Alexandre Carmo Jorge.

A temporada de feriados começou no dia 1º de janeiro, que caiu em uma quinta-feira, e proporcionou quatro dias de descanso para muita gente. Neste mês, o Carnaval comemorado no dia 17, uma terça-feira, também oferece a possibilidade de emendar com a segunda.

 

Em abril serão duas semanas com folga: no dia 3, a Sexta-Feira Santa, e no dia 21, a morte de Tiradentes, que caiu numa terça-feira. Já o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, será numa sexta-feira.

Em junho, o Corpus Christi (dia 4) cai em uma quinta-feira, mas é ponto facultativo e não é obrigatório. No entanto, a folga pode virar outro feriadão.

O segundo semestre também deve garantir muito descanso aos trabalhadores. Os feriados de 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Dia de Finados) caem na segunda-feira. Em Franca, ainda tem o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, que cai numa sexta-feira. O aniversário da cidade, dia 28, será no sábado.

 

Em dezembro, o Natal, no dia 25, será na sexta-feira. O único feriado nacional a cair no fim de semana será a Proclamação da República, no dia 15 de novembro.

Segundo uma matéria do “Jornal da Globo”, indústria e comércio fechados significam perdas no PIB (Produto Interno Bruto) do país. Se 10% das empresas ficarem sem trabalhar, o Brasil vai perder R$ 2,36 bilhões a cada feriado.

Para tentar minimizar o impacto nas vendas, a ACIF está estudando o calendário de abertura do comércio em Franca juntamente com os associados de diversas regiões da cidade. Uma reunião já foi realizada em dezembro para discutir o horário especial. Um novo encontro aconteceu hoje, dia 27 de janeiro.


Agora a ACIF se reunirá com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Franca e o Sindicato do Comércio Varejista de Franca para negociar e assinar o Calendário 2015.

 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, quando os lojistas decidem abrir as portas nos feriados o lucro cai cerca de 9% por conta do pagamento dos salários dos vendedores ser em dobro.



LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia