Não é novidade que o buscador consegue gravitar em torno de sua navegação na internet – e saber (quase) tudo sobre seus hábitos, gostos... Mas há formas de diminuir essa exposição
Big Brother é pouco: no clássico de George Orwell ("1984"), as “teletelas” monitoravam/espionavam os cidadãos de um país fictício 24 horas diárias por razões políticas.
Navegar na internet hoje não está longe disso – com a diferença que, quem faz o monitoramento é o bom e velho Google, com foco em gerar receitas via publicidade online.
Quem usa o Google está fechando um negócio, afirma o siteBusiness Insider. Essa relação, na verdade, é uma troca: ao utilizar gratuitamente serviços como Gmail, Drive, buscador, YouTube e Maps, você concorda em compartilhar informações sobre si mesmo.
Por sua vez, elas serão compartilhadas com os anunciantes, para que a publicidade que eles fazem na internet seja mais eficaz: companhias aéreas direcionam o merchandising aos usuários que gostam de viajar, lojas de roupas infantis têm como alvo pais e mães e assim por diante.
O Google usa uma série de métodos para aprender mais sobre o usuário. Entre eles, reunir coisas que você “conta” para ele ao se inscrever no Gmail ou usar seu celular com sistema Android – dados básicos do tipo nome, telefone e localização, entre outros.
Outro método, mais sofisticado, é usar robôs que “circulam” em torno de você enquanto navega na internet, deduzindo seus interesses através das suas buscas – “o que você procura”, ou “clique aqui” -, tanto se você estiver usando os serviços dele, como o de outros sites que visitar.
Há maneiras de diminuir essa exposição, caso você se incomode. Você pode excluir o histórico das páginas que visitou, pode eliminar as suas buscas e também apagar seu histórico de localização. Veja como fazer isso aqui.
Imagem: Thinkstock
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia