A época do Natal é considerada a principal quando o assunto são as vendas para o comércio. Mas, pensando em evitar que o período se torne uma dor de cabeça no momento de receber dos clientes, o especialista de crédito Anderson Silva, do Venda Segura ACIF, conversou com o Portal ACIF e deu algumas dicas que podem combater a inadimplência.
Confira alguns passos que podem te ajudar a evitar a inadimplência:
1-Cadastro atualizado
“Manter um cadastro atualizado será muito útil na hora de cobrar ou de investir ainda mais no cliente”, explica o especialista.
2-Evite vendas para terceiros
O especialista explica que, ao permitir vendas para terceiros – amigos, familiares, etc.- o lojista enfrentará dificuldades no momento da cobrança, já que não poderá cobrar diretamente quem, de fato, efetuou a compra.
3-Histórico atualizado do cliente
Não é apenas o cliente que precisa conhecer a empresa e o produto que está adquirindo. Para o empreendedor também é extremamente importante ter o histórico do seu consumidor em dia. “Saber quem é o seu cliente também é importante, uma vez que a concessão de crédito sem validação dos dados do consumidor é uma aposta arriscada. Não deixe a ansiedade de vendas te desviar deste cuidado”, explica. Além disso, o histórico do cliente poderá ser utilizado em ações de marketing e de fidelização.
4-Política de crédito
Estipular regras claras na hora de vender. “O que seria isso? Definir previamente os documentos que serão exigidos no momento da venda, e quais as formas de pagamento. Será promissória ou contrato? Independente da forma, o importante é todos estarem cientes destas regras e respeitá-las”, afirma.
5-Consultas ideais para mapear clientes
“Utilizando as consultas certas na hora de mapear o cliente você saberá até onde é possível vender para ele, como vender para ele e o que esperar deste cliente”, finaliza Anderson Silva.
Dica bônus
Cuidados ao vender com cartão de crédito
“Para você que vende com cartão de crédito sempre confirme se o titular do cartão é quem está realizando a compra. Peça sempre um documento com foto e se certifique que a pessoa que está efetuando a compra é o titular. Neste fim de ano é muito comum aparecer pessoas usando documentos trocados”, finaliza o especialista do Venda Segura.
Venda Segura ACIF
O serviço Venda Segura da ACIF oferece aos associados muito mais que consultas e análises de crédito. Através dele, as empresas interessadas podem participar de treinamentos e assessoria especializada sobre os perfis dos clientes, minimizando o risco de inadimplência e protegendo os associados contra fraudes.
Para saber mais basta entrar em contato pelo telefone (16) 3711-1752 ou pelo WhatsApp (16) 99963-8870.
Confira o vídeo completo com as dicas do especialista do Venda Segura:
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Foto: Imagem Freepik
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