Pensando no futuro e em alcançar resultados ainda mais positivos para os seus cooperados, a Cocapil (Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas) almeja ampliar suas exportações nos próximos cinco anos e passar dos atuais 40% chegando a enviar até 70% da sua mercadoria para outros países.
“Hoje, o nosso principal objetivo é seguir melhorando o nosso produto e aumentar o seu valor agregado. Por isso, estamos trabalhando com os olhos voltados para o aumento da nossa produção. Atualmente, comercializamos 60% do nosso café no mercado interno e 40% em outros países. O objetivo é, nos próximos cinco anos, mudar este cenário e passar a exportar 70% e comercializar apenas 30% no mercado brasileiro”, explica o atual presidente e diretor comercial da cooperativa, Elvis Vilhena Faleiros.
Fundada em março de 2001, em Ibiraci (MG), através de uma iniciativa encabeçada pelo produtor Laerce França Faleiros e outros 14 produtores da cidade, a Cocapil nasceu com o objetivo de fortalecer o trabalho dos cafeicultores da região, melhorando o preço de comercialização do café.
Com o passar o tempo, a cooperativa cresceu e viu o número dos cooperados crescer: hoje são mais de 1,6 mil famílias cooperadas com produções em várias cidades mineiras, entre elas Cássia, Claraval, Sacramento, Passos
Em 2012, enxergando a necessidade de ampliar o campo de atuação, a Cocapil deu os primeiros passos em direção à exportação. Mas foi apenas quatro anos depois, em 2016, quando Elvis assumiu a presidência, que a cooperativa efetuou sua primeira exportação para a Coréia.
“Em 2016 não conhecíamos o café especial e um corretor de Santos nos pediu umas amostras do nosso produto. Depois de analisá-las, ele nos ofereceu um valor acima do que estávamos acostumados e nos explicou que o que tínhamos era um café com qualidades especiais”, conta Elvis.
Ao lado da esposa e trader da Cocapil, Laís Costa Faleiros, do diretor administrativo José Ivano Bruziquesi Neto e do diretor financeiro Guilherme Andrade Clausing, o atual presidente da Cocapil decidiu então investir nas exportações, que crescem ano após ano. Hoje, a Cocapil exporta café para todos os continentes, com destaque para países como Japão, Coréia, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Emirados Árabes e também a América do Sul.
“Em todos estes anos de trabalho, a Cocapil mostrou para os produtores a importância do que fazemos. Conquistamos nosso cooperado através da transparência e do serviço de qualidade que prestamos”, afirma Laís Faleiros.
Campanha especial 2024
Pensando em prestigiar de uma forma ainda mais especial seus cooperados, a Cocapil lançou uma campanha especial neste ano e vai sortear um trator entre os produtores. Para concorrer, o produtor terá direito a um cupom a cada 50 sacos de café depositadas na cooperativa.
“O nosso desejo é estar cada dia mais próximo do nosso produtor e, pensando nisso, neste ano lançamos esta campanha especial. A cada 50 sacas depositadas na Cocapil, o cooperado ganhará um cupom para concorrer”, explica o diretor administrativo, José Ivano Bruziquesi Neto.
O modelo 0 km que será sorteado entre os cooperados será um trator 1175 Agritech Plus. As sacas podem ser depositadas ao longo de todo o ano. O sorteio está previsto para acontecer no dia 20 de dezembro, na sede da Cocapil, que fica na Rua Ayksa Ramos, 51, em Ibiraci.
A expectativa da Cocapil com a promoção é bater recorde e atingir o número de 300 mil sacas depositadas em 2024.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia