Banner

CURSO “Direitos humanos e solidariedade"

Foto
Notícias 29 Ago, 2017
Com o objetivo de preparar os museus paulistas para a ação “Sonhar o Mundo”, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP)

Com o objetivo de preparar os museus paulistas para a ação “Sonhar o Mundo”, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e do Memorial da Resistência de São Paulo, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. A ação será no prédio do Memorial da Resistência, dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, com transmissão ao vivo por meio da página do facebook do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

Aos que acompanharão o curso presencialmente no Memorial da Resistência, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de agosto: http://bit.ly/2xu8WU6 

A campanha “Sonhar o Mundo” deste ano, cujo tema é “Solidariedade derrubando muros”, será realizada de 4 a 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Criada em 2015, a iniciativa visa unir os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade. A ideia é que as instituições mobilizem o público nas redes sociais, coloquem em prática ações e debatam o tema, por meio de palestras, bate-papos, exposições, filmes etc… – utilizando-se inclusive de seus próprios acervos.

O curso

“Direitos Humanos e Solidariedade” será ministrado por Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Participam também as equipes dos seis museus paulistas diretamente ligados ao tema e que são articuladores da ação Sonhar o Mundo: Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Memorial da Inclusão e Memorial da Resistência.

“Este curso é a primeira ação dentro da Campanha Sonhar o Mundo, e visa orientar os museus paulistas sobre como inserirem no cotidiano de suas ações a questão dos Direitos Humanos. Os museus como espaços de memória, devem estar sempre abertos ao diálogo e reflexão, constituindo-se como instrumentos de transformação social”, argumentou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Terá transmissão ao vivo em regionais 
  
Doze polos regionais do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) no interior e no litoral paulista irão transmitir ao vivo o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. A atividade visa preparar as instituições museológicas do Estado para a ação Sonhar o Mundo, iniciativa que une os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade. O curso será no dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, e é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SISEM-SP e do Memorial da Resistência de São Paulo.

“Direitos Humanos e Solidariedade” será ministrado por Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Participam também as equipes dos seis museus paulistas diretamente ligados ao tema e que são articuladores da ação Sonhar o Mundo: Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Memorial da Inclusão e Memorial da Resistência. Polos das regiões de Araçatuba, Central, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto, Sorocaba e Baixada Santista receberão a transmissão.

Além de facilitar o acesso ao curso para grupos distantes da capital, a transmissão ao vivo por meio dos polos regionais é interativa e ramifica o debate, uma vez que os participantes poderão elaborar perguntas aos palestrantes, em tempo real. Cada polo se tornará um espaço de discussão da campanha “Sonhar o Mundo” e todos os participantes receberão certificado. O público também poderá assistir o curso ao vivo por meio da página do Facebook do SISEM-SP (www.facebook.com/sisemsp/), neste caso, sem certificação. A transmissão também contará com intérprete de Libras.

Confira abaixo a localização do polo de acordo com a região e os contatos para informações sobre inscrições:

*RA Franca
Polo 1
: Casa de Cultura de Ribeirão Corrente
Rua Prudente de Moraes, 800 – Centro – Ribeirão Corrente – SP
Contato: Bruna Figueredo.
Telefone: (16) 3749-1009
Responsável: Erllon Valisi Soares.
Telefone: (16) 99206-9380
Email: 
erllon1977@gmail.com
Nº vagas: até 150 (auditório)

Polo 2: Confraria Cult de Franca
Rua Capitão Zeca de Paula, 778 – Jardim Consolação – Franca – SP
Contato: Marília Martins
Email: 
mariliaangelica@msn.com
Nº de vagas: Até 40

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia