Foi-se o tempo em que bastava um bom pão quentinho para uma padaria dar certo. O surgimento de diversas modalidades, como as redes de padarias, e de outros tipos de pães (como os de fermentação natural e sem glúten, por exemplo), acirrou a luta por espaço nesse mercado tão tradicional. Nesse contexto, a criatividade pode ser o fator determinante para o sucesso de um estabelecimento.
Seja qual for a estratégia a ser adotada, muitos dos produtos que abastecem as padarias podem ser encontrados nas lojas do Makro – desde alimentos até embalagens descartáveis.
Aproveite as dicas abaixo para aumentar o faturamento da sua padaria:
Aposte na qualidade dos produtos: Como já foi dito, não basta fazer um bom pão. É preciso investir em ingredientes de qualidade que melhorem o sabor e a percepção do público. O uso de farinha integral ou de origem orgânica, assim como ovos de galinhas caipiras, pode atrair uma clientela interessada em produtos feitos com mais cuidado.
Foque no carro-chefe: Manter uma linha de produtos é essencial para o sucesso de uma padaria. Porém, ter um elemento reconhecido como o principal ajuda a atrair novos clientes pelo simples boca a boca. Pode ser um pão específico, um doce original ou mesmo uma coxinha cuja receita é imbatível. O importante é eleger um carro-chefe e deixar que sua fama faça o nome do estabelecimento.
Melhore a decoração: A experiência do cliente é comprovadamente um dos fatores que mais aumenta as vendas. E ela começa na porta da padaria. Uma fachada atrativa e bem decorada pode ser um grande atrativo para quem passa em frente ao estabelecimento. Da mesma forma, o interior precisa fazer com que o pública sinta-se confortável - afinal, pão e café são dois dos principais tipos de confort foods.
Expanda o raio de atuação: Depender apenas de quem entra na loja não vai ajudar o negócio a decolar. Pães, bolos ou bebidas são alguns dos alimentos mais consumidos em empresas, tanto no período da manhã como no meio da tarde. Conhecer os escritórios dos arredores da padaria e oferecer a eles um serviço de entregas e benefícios pode representar um aumento significativo no faturamento.
Fidelize os clientes: Agora que o público já conhece o negócio, dê motivos para que ele volte mais vezes. Uma das principais formas de fidelização está na criação de cartões fidelidade, onde a cada compra ele recebe um carimbo e, ao juntar dez, recebe um brinde ou desconto. Abuse da criatividade para variar as recompensas.
Utilize os aromas do negócio: Quem não gosta do cheirinho de pão fresquinho? Por isso, permita que os aromas da cozinha cheguem na rua. Muitas vezes um pedestre desavisado pode ser alertado pelo aroma do forno - a propaganda mais barata que qualquer padaria pode utilizar.
Crie pacotes de produtos: Combo de produtos com um preço convidativo pode aumentar o giro do negócio. Um exemplo comum é oferecer o pão com manteiga na chapa com um café expresso a um preço amigável. Uma outra maneira é promover cestas de pães para a família, juntando o francês, a baguete e o crossaint em um mesmo pacote promocional.
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