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Consumidores trocam cartões de crédito por cartões de loja

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Notícias 19 Ago, 2016
A escolha por essa opção vem crescendo desde 2012 entre os clientes mais prudentes, que buscam prazos maiores de parcelamento, o que diminui o valor das prestações

Em meio ao cenário de juros altos e maior restrição nas concessões de crédito, os consumidores diminuíram a posse de cartão de crédito e aumentaram o uso de cartões de lojas e supermercados.

O porcentual de consumidores que utilizam cartão de crédito caiu de 42% em 2015 para 40% em 2016. Já o total dos que usam cartão de loja e supermercados avançou de 25% para 28% no período, maior patamar em pelo menos dez anos.

Os dados são de um levantamento da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos.

"O uso de cartão de estabelecimentos comerciais vem crescendo desde 2012. Aumentaram as parcerias do comércio com instituições financeiras", diz Christian Travassos, gerente de economia da Fecomércio-RJ. 

"Os estabelecimentos estão cada vez mais envolvidos na forma de pagamento. É o varejo tendo que se reinventar para não perder mercado".

Quanto aos critérios para a escolha da modalidade de crédito, 30% dos consumidores entrevistados disseram priorizar a rapidez na aprovação e outros 30% atribuíam a escolha ao valor das parcelas.

O cartão de loja costuma proporcionar justamente a aprovação imediata de crédito e ainda possibilita esticar mais o prazo de pagamento, o que acaba diminuindo as parcelas.

"Você tem uma margem considerável de pessoas ainda com carteira assinada, e condições de tomada de crédito, que não tinham acesso ao cartão de loja. Nesse momento de cobertor curto, essa é uma forma de fazer girar o orçamento. Então elas recorrem a essa modalidade de crédito", justifica Travassos.

As demais razões mais citadas para a escolha do crédito no varejo foram o prazo para parcelamento (25%) e a menor taxa de juros (22%).

"Está mais difícil aprovar um crédito bancário do que pegar um crédito na própria loja, que depende exclusivamente do lojista. Ele pensa: vou aumentar a receita e correr mais riscos", diz o economista da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Flávio Calife.

"Vai do limite de cada lojista até onde ele tem condições e se vale a pena assumir esses riscos".

JUROS MAIS BAIXOS

Segundo Calife, o cartão de loja ainda tem a vantagem de ter normalmente juros mais baixos do que os praticados pelos cartões de crédito em caso de inadimplência, o que atrai os consumidores mais prudentes.

"Há uma cautela no consumidor de tentar evitar modalidades com juros muito elevados. Os juros (no cartão de loja) são mais baixos, ou seja, o mesmo praticado no pagamento de multa de escola ou curso de inglês. Até o crédito consignado é mais caro".

Embora o uso do cartão de loja tenha aumentado no último ano, a fatia de inadimplentes nessa modalidade de crédito recuou.

Segundo dados da Boa Vista SCPC, o cartão de loja era a origem de 6% da inadimplência em junho deste ano, ante uma fatia de 9% do total de inadimplentes em junho de 2015.

Travassos, da Fecomércio-RJ, lembra que a principal razão para a tomada de crédito pelo consumidor ainda é a falta de dinheiro para pagamento à vista.

"O consumidor ainda não presta tanta atenção nos juros quanto poderia prestar. É mais pela disponibilidade e pelo momento de precisar esticar o cobertor".

*FOTO: Thinkstock

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