Oportunidades de negócio surgem a partir de um olhar atento e voltado às necessidades humanas. Compreender demandas, hábitos, expectativas e sentimentos é fundamental a empreendedores de qualquer setor. Aproveita possibilidades quem investe em uma cultura de inovação orientada às pessoas. No entanto, ao passo que novas tecnologias e funcionalidades surgem, o consumidor torna-se mais exigente. E os rápidos avanços “obrigam” as estratégias a mudarem de modo igualmente frenético. Por isso, estar atento às tendências é fundamental para sair na frente, se destacar e conquistar território. Neste sentido, um sólido planejamento de marketing digital — da etapa de diagnóstico até a implantação —, é imprescindível para quem deseja se manter atualizado e competitivo no mercado. Confira as principais tendências projetadas para 2019!
No geral, a maioria das marcas ainda nutre relações meramente comerciais com os seus consumidores. Fugindo à regra, uma pequena parcela vem agregando empatia, olhando além do lucro imediato. Cada vez mais os consumidores interagem em ambientes online, como as mídias sociais. Eles opinam sobre produtos, serviços e compartilham suas experiências em relação a atendimento. Humanizar uma marca é aproximá-la do indivíduo, que possui sentimentos, desejos e expectativas. Veremos em 2019 mais empresas apostando nesse movimento, que enxerga a necessidade não apenas de vender, mas, sobretudo, inspirar. As marcas que investirem em humanização terão o diálogo com o público melhorado em cada ponto de contato. Ou seja, não será apenas no ato da compra, mas nas etapas de pré e pós-venda.
Com o advento de soluções tecnológicas aplicáveis à área de comunicação, torna-se cada vez mais importante que as diversas áreas de uma empresa atuem de maneira integrada, visando um objetivo comum. Isto é Profound Marketing. Em linhas gerais, esta tendência reunirá o que há de melhor em marketing, vendas, negócios e tecnologia. Ela identificará oportunidades e gaps na operação, criando estratégias para ajudar a alcançar objetivos específicos. A proposta de valor é fazer uma imersão full no cliente a partir das óticas de vendas e marketing. Isso, para entender quais são as principais barreiras que impedem o crescimento e quais estratégias podem ser criadas para superá-las.
Em marketing, a tecnologia é cada vez mais usada para otimizar processos, aumentar o engajamento de consumidores e, claro, ampliar os resultados — ajuda na criação de estratégias mais eficazes e orientadas a públicos específicos. No entanto, é fundamental não apenas planejar ações digitais, mas sobretudo proporcionar experiências diferenciadas ao cliente, investindo no bom relacionamento e criando condições para ele se tornar fiel à marca. A automação é e sempre será uma grande aliada. Ela dá escala a processos que, com a sua ausência, seriam custosamente desenvolvidos.
Parcerias com digitais influencers cresceram no ano passado. Empresas e marcas dos mais variados setores adotaram essa estratégia, principalmente as que atuam em mercados “nichados”. Segundo a MediaKix, o mercado de influenciadores no Instagram movimentou mais de U$ 1 bilhão em 2018, com estimativa de crescimento significativo neste ano. Veremos em 2019 os influenciadores, principalmente os micro, figurando com mais peso na estratégia de comunicação das marcas. Isso levará o ecossistema a se diversificar e também se profissionalizar ainda mais.
Analisar dados é outro elemento crucial no desenho de estratégias e ações voltadas ao crescimento. Partindo desse pressuposto, a inteligência competitiva contribuirá cada vez mais no desenvolvimento de ações inovadoras, com análises de informações dos concorrentes e das demandas dos consumidores. Empresas que investirem inovarão em seus serviços ou produtos, causando impactos mais positivos em seus públicos finais.
O uso de Machine Learning e automação de lances em canais pagos, como o Google Ads, tem diminuído a necessidade frequente de atuações manuais. Esse cenário fará com que as marcas possam focar em análises macro e na construção de estratégias de negócio e desenvolvimento de comunicações eficazes. O papel das agências, por exemplo, deverá ser mais consultivo, indo além da geração de leads via canais pagos. Hoje, o maior problema das marcas reside na pós-aquisição do lead. Será nesse momento que a agência entrará com um papel consultor, entendendo qual caminho adotar, estabelecendo fluxos de comunicação e de qualificação. Isso fará com que a agência se torne de fato um parceiro de negócios da marca e parte importante do resultado conquistado.
No marketing digital, o uso de conteúdos em vídeo não é mais “tendência”, mas uma realidade. No entanto, uma evolução do recurso que poderemos chamar de tendência em 2019 serão as lives em mídias sociais ou em plataformas proprietárias. Serão ferramentas essenciais no trabalho de branding e de fidelização dos consumidores. Vale, contudo, um alerta: com a diversidade de plataformas e novas formas de receber informações, os vídeos precisarão ser extremamente atraentes e informativos, se desejarem ser impulsionados pelos consumidores. Um conteúdo de marca bem produzido ganha distribuição gratuita pelo público.
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