Se você é acostumado a realizar muitos pagamentos e transferências já deve ter ouvido falar do Pix. Lançado em novembro do ano passado, o sistema foi criado pelo Banco Central e tem revolucionado a forma de realizar transações financeiras.
Para falar sobre essa nova funcionalidade e tirar possíveis dúvidas a respeito de sua utilização, a ACIF em Revista procurou o Sicoob Cred-ACIF e conversou com o agente de crédito Luiz Paride Sinelli Neto. Com base nas informações colhidas preparamos um material especial, com perguntas e respostas, que poderá ajudar você a entender melhor como funciona esse novo sistema de pagamento. Confira:
O que é o Pix?
Pix é uma tecnologia que permite realizar pagamentos e transferência de forma instantânea, em um serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados.
Qual o objetivo do Pix?
O sistema foi desenvolvido para facilitar o dia a dia da PF (Pessoa Física) e PJ (Pessoa Jurídica). A proposta é oferecer uma transação focada em ser fácil, simples, intuitiva e rápida.
Quais as vantagens do Pix?
Pelo Pix, o cliente pode realizar compras e pagar o lojista imediatamente pelo celular, por meio do aplicativo do seu banco, sem precisar de dinheiro, cartão ou boleto bancário. O Pìx também pode ser usado entre estabelecimentos, como pagamento de fornecedores. Em breve deverá ser usado para pagamento de taxas, impostos, convênios, serviços e benefícios sociais.
Quem pode ter cadastro no Pix?
Qualquer pessoa, seja Pessoa Física ou Jurídica (estabelecimento comercial), que tenha uma conta bancária ativa.
O Pix tem custo?
O serviço é sem custo para pessoas físicas, independente de instituição financeira. Para empresas há um custo a cada recebimento dos pagamentos, mas o valor é menor que outros meios de pagamento.
Quanto tempo leva para a operação ser compensada?
A operação é realizada em poucos segundos (em torno de 10 segundos) independente da instituição financeira, ao utilizar o Pix o dinheiro é imediatamente debitado de uma conta e creditado na outra.
Existe um limite de valor para as transações do Pix?
As transações não têm um limite de valor mínimo e máximo pré estabelecido, mas cada instituição financeira pode estabelecer as suas próprias diretrizes nesse sentido.
O Pix é seguro?
As transações são realizadas com autenticação digital e passam pela Rede dos Sistema Financeiro Nacional do Banco Central.
O que é a Chave Pix?
Ela é a identificação da sua conta na sua instituição financeira. É uma espécie de apelido para os seus dados bancários. Ao invés de informar número e nome do banco, número da agência, tipo e número da conta e número do seu CPF ou CNPJ, você só informa a sua Chave Pix.
O uso da Chave Pix é obrigatório?
O uso da Chave não é obrigatório para receber ou realizar um pagamento instantâneo. Nesse caso, é possível efetuar transferências pelo Pix informando todos os dados do favorecido, como ocorre atualmente em relação a Docs e Teds. O objetivo da Chave Pix é tornar o processo mais prático e rápido.
Como cadastrar a Chave Pix?
É possível cadastrar até 5 Chaves no caso de Pessoa Física ou 20 para Pessoa Jurídica utilizando os seguintes dados: número do telefone celular, endereço de email, número do CPF ou CNPJ e uma chave aleatória Vale lembrar que a Chave Pix é única para cada conta bancária ativa, isso significa que você pode ter mais de uma, desde que sejam Chaves diferentes para cada conta.
Por que utilizar o Pix no meu negócio?
O Pix traz facilidade e praticidade para o pagador com a conclusão da venda mais rápida. O resultado é um cliente mais satisfeito com o seu serviço, o que impacta positivamente o seu negócio. Além disso, o custo que você paga por transação de débito tende a diminuir muito.
*Fonte: Sicoob Cred-ACIF
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia