Conhecido na gastronomia árabe e feito com leite em um processo totalmente artesanal, o chancliche, um tipo de queijo árabe, é a receita que a ACIF em Revista oferece neste mês das Mães, por meio da Tenda Árabe, do empresário Michel Aoude.
Originária da região da Síria e do Líbano, a iguaria pode ser servida no café da manhã ou no lanche da tarde através de combinações diversas. Entre as misturas mais indicadas estão com cebola e tomates, ovos mexidos e rúcula.
O chancliche também pode ser servido puro com azeite de oliva; também é comum na comunidade sírio-libanesa acompanhá-lo com araq, a aguardente árabe. Para consumir basta amassar na hora com o garfo, acrescentar o azeite ou a mistura desejada, fazer uma pastinha e comer com torradinha ou pão sírio, como quiser. “O chancliche é super tradicional no Oriente Médio e os árabes tem por costume comer com as mãos”, disse o diretor da Tenda Árabe.
Com 21 anos de mercado, a serem completados em junho, a Tenda, que recentemente foi reinaugurada totalmente repaginada, é especializada em pratos árabes e funciona de segunda à sábado, das 9 às 20 horas. No local, há desde pratos quentes prontos para o consumo, salgados, congelados, patês e doces. “Somente de patês temos 25 tipos, de pratos quentes são mais de 20 variedades e de esfirras, 15 sabores diferentes”, revelou o empresário.
Especialmente para a ACIF em Revista, Michel ao lado da mulher Renata e do filho Rafael, que comandam a cozinha da Tenda Árabe, ensinou o modo de preparo do chancliche e preparou a iguaria em três diferentes opções: com ovos, com rúcula e puro com azeite.
A equipe dessa publicação experimentou as três combinações e confessa ser difícil escolher qual a melhor. Confira abaixo como ficou a apresentação de cada uma das opções e, se você gosta de se aventurar na cozinha e preparar pratos com textura diferenciada e sabor marcante, veja como é feito o chancliche.
Ingredientes:
1 litro de leite
Sal
Pimenta
Zaatar
Modo de preparo:
Em uma vasilha, ferva o leite e, em seguida, deixe esfriar em temperatura ambiente. Na sequência, espere coalhar por aproximadamente 6 horas no mínimo. Despeje o líquido em um saco de algodão para escorrer o soro.
O processo dura no mínimo 3 dias. Coloque a massa compactada que ficou no saco em um outro recipiente e tempere com sal e pimenta a gosto. Depois faça bolas de espessura média e passe pelo zaatar (tempero árabe com ervas).
Está pronto o chancliche. Para consumí-lo, há diferentes opções: com ovos cozidos, com rúcula picada ou puro com azeite. Bom apetite.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia