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Confiança do Consumidor aumenta em maio

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Notícias 24 Mai, 2016
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas avançou 3,5 pontos entre abril e maio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas avançou 3,5 pontos entre abril e maio, ao passar de 64,4 para 67,9 pontos. O resultado segue-se a quedas de 1,4 ponto em março e 2,7 pontos em abril.
 

“Embora a alta do ICC somente compense a queda dos dois meses anteriores, houve expressiva melhora das expectativas em maio e, pela primeira vez desde dezembro de 2013, o consumidor não está pessimista em relação à evolução da economia nos meses seguintes. Como o novo Governo não teve tempo para mudanças parece que o desfecho da primeira fase do processo de impeachment alterou positivamente o humor de uma parcela dos consumidores, talvez em função da percepção de redução das incertezas“, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.
 

O destaque do mês foi a melhora das expectativas em relação aos meses seguintes: o Índice de Expectativas (IE) avançou 5,3 pontos, a maior alta desde outubro de 2011, quanto o IE subiu 6,2 pontos. Com a alta, o índice atingiu 71,1 pontos, o maior desde junho de 2015 (73,1). O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,8 ponto, atingindo 65,5 pontos.

Entre os quesitos que integram o ICC, a maior contribuição para a alta do ICC no mês foi dada pelo indicador que mede o otimismo com relação à economia nos meses seguintes, que subiu 14,4 pontos ao passar de 86,0 para 100,4 pontos,  o melhor resultado desde dezembro de 2013 (100,4). A parcela de consumidores projetando melhora avançou de 20,0% para 29,9%; a dos que preveem piora recuou de 35,2% para 24,4%.
 

Em relação ao momento presente, o indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores em relação à situação financeira da família subiu 2,7 pontos em maio. O resultado reflete uma acomodação após o indicador ter recuado nos dois meses anteriores e atingido o mínimo histórico em abril (56,9 pontos). 

Na análise por classes de renda, houve alta da confiança em todas as classes de renda. A melhora mais expressiva ocorreu no índice dos consumidores de maior poder aquisitivo (renda familiar superior a R$9.600,00 mensais). Para esses consumidores, o ICC aumentou 9,3 pontos, com perspectivas mais otimistas em relação à economia, às finanças pessoais e até quanto à intenção de compra de bens duráveis.
 

O resultado geral da pesquisa mostra que a confiança do consumidor continua baixa em termos históricos e com tendência indefinida para os próximos meses. O avanço pontual do IE em maio parece ser explicado por uma leitura favorável, por uma parcela dos consumidores, em relação às perspectivas da economia após a mudança no comando político. Este tipo de efeito costuma ser captado em situações similares e tende a perder a força ao longo do tempo, principalmente caso a economia não dê sinais efetivos de melhora.

A edição de maio de 2016 coletou informações de 2049 domicílios entre os dias 2 e 19 de maio.

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