A designer de produtos Rayla Bernardes Chaves Pimenta, 32, sempre quis trabalhar com desenvolvimento de embalagens e marketing, porém com um diferencial: as peças precisavam ser ambientalmente corretas.
Após seis anos com registro CLT em uma empresa de alimentação e sem conseguir implantar muito do que almejava, Rayla resolveu empreender e trabalhar com sustentabilidade em forma de produtos ecológicos. Nascia ali, a Obioká Confecção Ecológica, empresa francana que hoje trabalha com acessórios personalizados, principalmente sacolas retornáveis (ecobags) e embalagens para roupas e calçados, confeccionados em algodão natural biodegradável ou tecidos reciclados.
“Queria concretizar um sonho trabalhando com sustentabilidade, mas faltava espaço e aceitação. Inicialmente trabalhei seis meses em paralelo, realizei pesquisas de mercado e conseguir implantar um e-commerce com produtos ecológicos e também com confecção em algodão, além de outros itens terceirizados”, explica Rayla.
Por meio da contratação de uma consultora de negócios, a empreendedora descobriu que sua aptidão era pelo modelo de negócios B2B e passou a desenvolver os produtos personalizados, no intuito de atender a necessidade de cada cliente, dando um novo posicionamento para a Obioká. “O nosso foco hoje é atender todo tipo de empresa que precisa de uma embalagem ou um brinde em algodão natural ou tecido reciclado, em diferentes porcentagens, até mesmo 100% sustentável. Procuramos ver o propósito de cada cliente”.
A empresa existe há um ano e meio e desenvolve produtos em diferentes formatos e tamanhos, a maioria em tecido 70% reciclado. São mais de 200 opções de cores e gramaturas. Entre os principais clientes estão empresas de Franca (80%) e das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo a empreendedora, a lista inclui empresas de calçados, vestuário, acessórios, café, tintas e decoração, entre outras.
“Começamos desenvolvendo produtos para empresas de amigos e fomos evoluindo até ganhar credibilidade no que fazemos. Hoje atendemos todos os tamanhos de empresas, de diferentes segmentos, a partir de 15 ou 20 unidades”, revela Rayla.
Além do uso de um material ecologicamente correto, a Obioká também trabalha em prol da redução de resíduos, assim procura desenvolver projetos com medidas e modelagem mais adequadas no intuito de evitar o descarte desnecessário e aumentar o tempo útil do produto. “Fazemos um estudo detalhado para produzir o mínimo de resíduos e fazer com o que o produto tenha uma vida mais prolongada, evitando que vá para o lixo mais rápido”, explica a empreendedora.
O nome
O processo para a criação do nome Obioká durou quatro meses e ocorreu por meio da junção de três elementos que expressam o sentido da empresa. A letra O de Orbis que significa mundo em latim, BIO de biodiversidade, representando os seres vivos que compõem o planeta e OKÁ de oca, o mesmo que casa em tupi.
“Traduzindo Obioká significa que o mundo é a nossa casa e nós, como seres humanos, fazemos parte da biodiversidade. Queremos propor um novo olhar, uma mudança cultural ecológica nas pessoas. O nosso propósito é fazer com as pessoas sigam um caminho de escolhas conscientes que colaborem com a regeneração do nosso planeta”, detalha Rayla, que pretende no futuro desenvolver produtos exclusivos da marca, principalmente bolsas ecológicas com designers diferenciados.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia