Somente de lojas de artigos de vestuário e acessórios são quase 3 mil estabelecimentos. Há ainda outros 1,4 mil varejistas de calçados, 1155 lanchonetes e 504 lojas que trabalham com cosméticos, perfumaria ou higiene pessoal. Ao analisar o comércio de Franca pelos números do Instituto de Economia da ACIF, é possível constatar sua magnitude e diversidade. Nele, o consumidor consegue encontrar o que procura em produtos ou serviços, sem necessidade de procurar em outro centro comercial.
E foi pensando em incentivar o consumo local e engajar a população para que divulgue marcas e serviços da cidade que a ACIF lançou em junho, a campanha #LocalmenteInfluenciador. A ação visa fomentar o consumo em empresas francanas, seja de forma física ou virtual.
“É uma ação que visa mobilizar o consumidor em torno da importância de priorizar o comércio local em prol da manutenção das empresas e empregos”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Demonstramos como cada pessoa pode se tornar um influenciador dentro do seu círculo de convivência e contribuir para este propósito com ações simples, tais como colocar em suas redes sociais fotos dos produtos e serviços adquiridos marcando as empresas, fazendo avaliações das compras e indicando aos amigos”, explica.
A campanha conta com materiais de dicas para impulsionar a economia local, um vídeo se sensibilização sobre a valorização dos negócios francanos e como eles impactam as famílias, além dos outdoors instalados em locais estratégicos da cidade, impactando o público por meio de impulsionamento online e nas ruas.
Para o economista Adnan Jebailey, do IE-ACIF, o consumo local é importante, pois movimenta a economia da cidade. ”A compra no comércio local gera na economia o que chamamos de Efeito Multiplicador de Moeda. Quando se gasta R$ 100, por exemplo, em um comércio, esse valor acaba se multiplicando, porque o valor pago no produto se torna parte do salário do funcionário, que gastará isso em outro comércio que conseguirá manter sua porta aberta gerando emprego e renda. Nesse contexto temos um circuito positivo na economia do município”.
Gestor no Grupo Tresoldi, que envolve noves lojas em Franca (4 Jovanas, 3 Monalisas e 2 VHAs), Tiago Henrique Tresoldi, defende o fortalecimento do comércio da cidade pelo fato de ser um gerador de empregos de impacto em volume e por conseguir atender as necessidades dos francanos, sem que seja preciso procurar fora da cidade ou por outras vias.
“O comércio de Franca é completo e, assim como a indústria, tem o seu peso. Muitas pessoas dependem direta ou indiretamente da atividade. Apesar do momento ruim que vivemos, nós do ramo, olhamos com uma perspectiva totalmente otimista e com grandes expectativas. A reabertura do comércio já tem nos mostrados bons resultados”, disse o empresário.
Com 27 anos de história, desde a primeira loja de calçados aberta no centro da cidade pelo casal José e Silvana Tresoldi, o grupo emprega hoje 52 colaboradores. “Essa história começou com o sonho de José Tresoldi e Silvana, casal natural de Ribeirão Preto que se mudou para Franca a fim de abrir seu negocio próprio, uma loja de calçados. Assim surgiu a primeira loja da Jovana Calçados e Confecções, localizada no centro da cidade.
Em seguida, José Tresoldi convidou seus irmãos, Altair e Rinaldo, para iniciarem uma parceira trazendo-os de Ribeirão Preto, momento esse em que compraram a rede Monalisa Calçados, loja tradicional do calçadão de Franca. Em 2014, foi fundada a terceira marca do Grupo, a rede de marca própria VHA Shoes, localizada no Franca Shopping”, relembra Tiago. “Comprando no comércio local, o consumidor gera empregos e mantém viva muitas histórias. Há ainda a experiência de compra que nos podemos oferecer para o cliente. Internamente nos costumamos dizer que não vendemos produtos, mas sim atendimento, prezamos antes de qualquer coisa a qualidade de atendimento.
Para nós, o que importa é a satisfação do cliente em entrar na loja ser bem atendido, e por sentir a emoção e experiência de experimentar diferentes produtos, manusear, olhar e realmente sentir o produto, coisa que é impossíve com o comércio online, fora é claro a comodidade de ter um atendimento personalizado por um de nossos vendedores”.
As principais atividades econômicas de Franca
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia