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Como vender mais na Black Friday é tema de palestra em Franca neste dia 3

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Notícias 28 Out, 2015
Data no final de novembro dá a largada para as vendas de final de ano.

Data no final de novembro dá a largada para as vendas de final de ano.

 

Novembro está chegando e com ele o impulso que os comerciantes esperam para melhorar as vendas do final do ano. Afinal, é exatamente nessa a época que as vendas começam a ficar mais aquecidas.  O período também coincide com a Black Friday que no Brasil este ano será no dia 27 de novembro. Para orientar os empresários a como vender mais e melhor nesta data, o Sebrae-SP, Escritório Regional de Franca, realiza neste dia 3, terça-feira, das 19h às 21h, a palestra “Como vender mais e melhor – Black Friday”. O objetivo do evento é transmitir orientações específicas para gerar mais vendas na Black Friday e sensibilizar o empresário sobre a importância de aproveitar as datas comemorativas e outras datas especiais para dinamizar seu faturamento, por meio de esforços promocionais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 3723-4188. A palestra será na sede do Sebrae-SP em Franca que fica na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 789, vila Champagnat.

 A Black Friday nasceu como uma data de megadescontos no varejo americano. Surgiu na década de 60, sendo realizada sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças. Atualmente, é praticada tanto pelo comércio varejista como na internet em vários segmentos. No Brasil, a data vem se firmando com o passar dos anos como uma excelente oportunidade para lojistas e consumidores. E assim como nos Estados Unidos, sempre é realizada na última sexta-feira do mês de novembro. A Black Friday dá início à temporada de compras de fim de ano, que culmina no Natal. O nome está relacionado à expectativa dos empresários saírem do vermelho e lucrarem. Nos Estados Unidos, o vermelho também significa prejuízo. E ao contrário do Brasil, que utiliza o azul como forma de sinalizar os lucros, os comerciantes americanos adotam o preto, por isso, Black Friday.

Leonardo Molinar, gerente interino do Sebrae-SP, Escritório de Franca, conta que assim como em qualquer campanha de promoção de vendas, o sucesso da Black Friday será consequência de um bom planejamento. “A definição de um benefício, ou seja, um prêmio, recompensa ou vantagem que seja percebido pelos clientes como algo realmente imperdível é uma boa dica. Afinal, toda promoção tem que oferecer um benefício para os clientes que os convençam a preferir comprar naquela empresa e não nos concorrentes”, explica.

E para quem pensa que a data ainda está longe vale a dica de começar a trabalhar pensando no dia 27 de novembro. Para isso os contatos com os clientes precisam ser feitos o quanto antes, Leonardo orienta que para qualquer tipo de campanha de promoção de vendas as ferramentas de divulgação, como por exemplo, propaganda, publicidade, redes sociais, site da empresa, fachada, panfletagem, carro-de-som e telemarketing devem ser utilizadas. “O telemarketing básico é orientar todos os vendedores a ligarem para os clientes da sua carteira de clientes informando do início da promoção para que eles tenham a oportunidade de aproveitarem os produtos que entrarão em promoção”, conta.

Além de atrair os consumidores, a Black Friday também é um momento importante para aumentar a base de clientes. “Não pense somente no lucro que os clientes podem dar nessa data comemorativa. Pense no potencial deles a longo prazo”, afirma Alexandra Maria da Silva, consultora especialista em comércio varejista do Sebrae-SP, Escritório Regional de Franca.

E para que a Black Friday realmente ajude aquecer as vendas do final de ano é preciso que o empreendedor faça um bom planejamento. Afinal, oferecer descontos indiscriminadamente poderá colocar em risco à saúde financeira da empresa. Certamente, ter um bom controle dos custos e de margens será importante para definir a viabilidade da participação no evento.

 

Confira algumas dicas para ter sucesso na Black Friday:

+ Defina se a participação será virtual, no ponto físico ou em ambos.

+ Planeje a estrutura: é necessário ter sinergia com seu parceiro tecnológico, caso opte por participar de algum site organizador, para não ficar fora do ar.

+ Os descontos vão levar ao aumento das vendas, mas, para garantir lucro nesse evento, é necessário negociar parcerias com fornecedores.

+ Outra oportunidade da Black Friday é queimar itens de menor giro e liberar capital para as compras de Natal. Além, é claro, de abrir espaço na loja.

+ Não crie falsas promoções e descontos irrisórios. Não engane o consumidor, faça boas ofertas. Não faça maquiagem de preço.

+ Aproveite a mídia espontânea da Black Friday, provavelmente seu cliente vai acessá-lo para saber se você tem alguma oferta.

+ Se optar por participar do Black Friday na loja virtual e na loja física, treine sua equipe para aceitar trocas de produtos comprados pelo e-commerce na loja física. Cliente é cliente independente do canal em que compra. Cultive boas práticas e deixe seu consumidor satisfeito.

+ Na loja virtual não ofereça prazos impossíveis. Se necessário, amplie seu atual prazo de para não deixar de cumprir o prometido na Black Friday.

 

Serviço:

Evento: Palestra “Como vender mais e melhor – Black Friday

Data: 03 de novembro

Horário: das 19h às 21h

Local: Avenida  Dr. Ismael  Alonso y Alonso, 789, vila Champagnat

Informações e inscrições: 16. 3723-4188

Investimento: gratuito

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

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