Banner

Como se preparar para as despesas de janeiro

Foto
Notícias 17 Dez, 2018
Dezembro é sempre festa, com 13º, Natal, férias e champagne…

Dezembro é sempre festa, com 13º, Natal, férias e champagne… Mas o que a gente sempre esquece é que depois da comemoração, vem a ressaca, não só das festas de Reveillon, mas também as despesas de janeiro. Esse é sempre um mês atípico, no qual costumamos gastar muito mais do que no resto do ano. Tem IPVA, IPTU, matrícula das escolas e compra de material escolar. Se você não quer ser pega de surpresa no começo do ano, montamos um guia para você se preparar para as despesas de janeiro.

Como pagar as suas contas

Se você tiver caixa sobrando (olha lá aquele 13º dando sopa!), o melhor que você pode fazer é pagar o IPVA e o IPTU à vista. Para pagar à vista, você ganha 6% de desconto no IPTU e 3% no IPVA em São Paulo. Pode parecer um desconto pequeno, mas se você fizer a conta, vai ver que o valor que você economiza faz diferença sim.

No entanto, isso serve como emergência. O certo mesmo é você se preparar ao longo do ano e fazer uma reserva para pagar estas contas. Com o ano já terminando, muitas vezes não temos nem como começar a pensar nisso, mas para o próximo ano, você já pode começar a se planejar!

Negocie as despesas escolares

Não parece que dá, mas você sabia que consegue sim negociar a mensalidade da escola dos seus filhos? O que não pode ter é preguiça: vá até a escola e converse na secretaria. Você pode encontrar uma forma de pagamento que seja mais prática para você. Se conseguir adiantar a despesa e pagar à vista, você pode obter descontos importantes, como um mês de mensalidade de graça. Faz diferença!

Vale o mesmo para a compra de material escolar. Procure não parcelar a compra, para não juntar com o resto das compras que você fez e parcelou no fim do ano. Então na hora de pagar, não se esqueça de pedir um desconto! Você pode (e deve) pesquisar em outras lojas, para encontrar bons negócios.

despesas-de-janeiro(2)

Cuidado com o cartão de crédito para as compras de Natal

Pode parecer a coisa mais prática do mundo comprar todos os presentes de Natal no cartão e parcelar em váaaarias vezes: você compra o que quer e não precisa se preocupar com pagar tudo de uma vez só. Mas uma hora a conta chega: a fatura do cartão de crédito costuma ser uma surpresa e tanto em janeiro, com todas as contas chegando junto.

Então tome cuidado na hora de fazer as compras de fim de ano. É sempre melhor pagar à vista, com base no que você tem na conta no banco. Se estiver faltando dinheiro, confira as nossas ideias de presentes de Natal que você pode fazer para sua família e suas amigas!

Planeje para o próximo ano

Pode parecer que está tão longe, mas você pode aproveitar agora para começar a planejar o pagamento de contas como o IPVA e o IPTU no ano que vem. Você não sabe o quanto elas custam? Se você economizar um pouco todo mês, o pagamento dessas despesas no começo do próximo ano vai ficar muito mais fácil. Para isso, você divide o valor dos impostos por 12 e separa aquele dinheiro todo mês na sua poupança. Poder pagar essas contas sem sofrimento na virada do próximo ano é um presente que você se dá!

Fotos: Adobe Stock

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia