Banner

Como planejar o marketing?

Foto
Notícias 28 Mar, 2022
Traçar objetivos e conhecer o concorrente fazem parte do planejamento

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como fazer um plano de marketing, principalmente diante de cenários inconstantes. O planejamento é um roteiro a ser seguido e não algo inflexível. Conforme se modificam as demandas e comportamentos dos consumidores, o marketing se modifica também.

A primeira sugestão é pensar num planejamento curto. Planos que atendam às necessidades da empresa durante três ou quatro meses podem funcionar melhor e facilitam a correção da rota.

Pesquise o ambiente e estude possíveis panoramas. Analise fatores econômicos, sociais, políticos, culturais, tecnológicos, a concorrência e todas as informações relativas à empresa, seu produto, sua equipe, sua capacidade produtiva. Busque conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca.

Outro passo fundamental é a definição dos objetivos de marketing. Eles precisam ser claros, mensuráveis e possíveis de serem alcançados. Reveja as estratégias. Para o produto, revise o portfólio, avalie os benefícios esperados pelo cliente e defina os principais atributos que seu produto precisa ter.

As estratégias de preço devem ponderar fatores como descontos, prazos e meios de pagamento, critérios para conceder crédito e práticas de mercado. As estratégias de canais de vendas devem levar em conta onde o cliente procura e como adquire seu produto.

Modelos que unam o físico e digital, localização, distribuição e posição geográfica devem ser analisados. Nas estratégias de comunicação, considere as mídias que serão utilizadas, a identidade visual da marca e do produto, a entrega de conteúdo relevante por canais digitais, ações de publicidade e ações promocionais do plano.

Monte um cronograma que possa ser executado e acompanhado e levante os investimentos necessários para a realização das estratégias. Defina como será o monitoramento. A definição dos indicadores permite reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o real, garantindo sua eficácia.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia