Quem tem uma pequena empresa, precisa buscar sempre novas maneiras de se comunicar com os seus clientes – e futuros clientes. Nesse contexto, os ebooks aparecem como ótimas opções para quem deseja se destacar na multidão: com posicionamento de marca, ampliação da lista de contatos e relacionamento com a base.
“O ebook é uma excelente ferramenta para promover a aproximação entre a marca e os clientes e garantir que ela se torne referência. Com os prospects, ele funciona ainda como uma moeda de troca: você oferece um material de ótima qualidade, educativo e com informações relevantes e, como a pessoa precisa se cadastrar para receber o material, em troca recebe informações sobre o leitor”, afirma Samira Cardoso, CEO da Layer Up, palestrante e professora na São Paulo Digital School.
O potencial é grande – e as possibilidades também -, mas fazer um ebook de qualidade exige pesquisa, planejamento e investimento financeiro. Por isso, confira as dicas para alcançar os seus objetivos e garantir que essa estratégia traga bons frutos.
“Como ocorre com qualquer ferramenta de comunicação, a elaboração de um ebook começa com a compreensão de quem é o seu público-alvo”, explica Thiago Costa, coordenador do curso de pós-graduação em comunicação e marketing digital da FAAP. Não saber com quem está falando é dar um tiro no escuro. Como consequência, é possível que você acabe afastando o cliente em vez de aproximá-lo.
Agora que você conhece o seu público, poderá definir toda a organização do projeto: com planejamento de custos, pesquisa de profissionais, se necessário, e levantamento de possíveis temas.
“Antes de iniciar uma ação com conteúdo estratégico é preciso planejar como será a comunicação da sua empresa, qual linguagem será utilizada, qual a ‘personalidade da marca’, como e em quais canais irá se comunicar. A depender do seu nicho, produto ou serviço, a mensagem será diferente”, afirma Samira.
Não opte pelo caminho mais fácil. O sucesso de um ebook depende da apresentação de um tema realmente interessante. É preciso pensar na mensagem que deseja passar e considerar os interesses e necessidades dos seus clientes, para criar um conteúdo exclusivo e útil.
Além da definição do assunto, é importante investir na linguagem e formato adequados. ‘Se o seu público é mais jovem, a linguagem também precisa ser. Se o seu nicho é técnico, o ebook também deve ser”, explica Costa. Além disso, o conteúdo deve ser apresentado de forma dinâmica: com uso de recursos como boxes, imagens de qualidade, gráficos e citações de especialistas.
“Muitas empresas têm medo de dividir o que sabem, mas o conhecimento hoje deve ser compartilhado. As marcas tem que saber usar isso”, afirma Costa.
Não adianta fazer esse investimento sem objetivos claros em mente. Costa coloca que é preciso verificar, primeiramente, se você tem “braços” e verba para desenvolver um projeto de qualidade. Depois, é preciso saber o que exatamente você deseja fazer com as informações captadas, ou seja, como você deseja trabalhá-las.
Os ebooks são ferramentas de venda indireta e servem para fidelização e captação de contatos e, por isso, trazem resultados no médio ou longo prazo. Para não se frustrar, portanto, é preciso pensá-los não de forma isolada, mas dentro de uma estratégia maior de marketing – com consciência de que o retorno não será instantâneo.
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