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Como os ebooks podem ajudá-la a conquistar clientes

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Notícias 31 Ago, 2017
Quem tem uma pequena empresa, precisa buscar sempre novas maneiras de se comunicar com os seus clientes – e futuros clientes.

Quem tem uma pequena empresa, precisa buscar sempre novas maneiras de se comunicar com os seus clientes – e futuros clientes. Nesse contexto, os ebooks aparecem como ótimas opções para quem deseja se destacar na multidão: com posicionamento de marca, ampliação da lista de contatos e relacionamento com a base.

“O ebook é uma excelente ferramenta para promover a aproximação entre a marca e os clientes e garantir que ela se torne referência. Com os prospects, ele funciona ainda como uma moeda de troca: você oferece um material de ótima qualidade, educativo e com informações relevantes e, como a pessoa precisa se cadastrar para receber o material, em troca recebe informações sobre o leitor”, afirma Samira Cardoso, CEO da Layer Up, palestrante e professora na São Paulo Digital School.

O potencial é grande – e as possibilidades também -, mas fazer um ebook de qualidade exige pesquisa, planejamento e investimento financeiro. Por isso, confira as dicas para alcançar os seus objetivos e garantir que essa estratégia traga bons frutos.

1) Conheça seu público

“Como ocorre com qualquer ferramenta de comunicação, a elaboração de um ebook começa com a compreensão de quem é o seu público-alvo”, explica Thiago Costa, coordenador do curso de pós-graduação em comunicação e marketing digital da FAAP. Não saber com quem está falando é dar um tiro no escuro. Como consequência, é possível que você acabe afastando o cliente em vez de aproximá-lo.

2) Planeje-se

Agora que você conhece o seu público, poderá definir toda a organização do projeto: com planejamento de custos, pesquisa de profissionais, se necessário, e levantamento de possíveis temas.

“Antes de iniciar uma ação com conteúdo estratégico é preciso planejar como será a comunicação da sua empresa, qual  linguagem será utilizada, qual a ‘personalidade da marca’, como e em quais canais irá se comunicar. A depender do seu nicho, produto ou serviço, a mensagem será diferente”, afirma Samira.

3) Invista em um conteúdo realmente interessante

Não opte pelo caminho mais fácil. O sucesso de um ebook depende da apresentação de um tema realmente interessante. É preciso pensar na mensagem que deseja passar e considerar os interesses e necessidades dos seus clientes, para criar um conteúdo exclusivo e útil.

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4) Linguagem e formato também são fundamentais

Além da definição do assunto, é importante investir na linguagem e formato adequados. ‘Se o seu público é mais jovem, a linguagem também precisa ser. Se o seu nicho é técnico, o ebook também deve ser”, explica Costa. Além disso, o conteúdo deve ser apresentado de forma dinâmica: com uso de recursos como boxes, imagens de qualidade, gráficos e citações de especialistas.

5) Não tenha medo de compartilhar

“Muitas empresas têm medo de dividir o que sabem, mas o conhecimento hoje deve ser compartilhado. As marcas tem que saber usar isso”, afirma Costa.

6) Tenha objetivos claros

Não adianta fazer esse investimento sem objetivos claros em mente. Costa coloca que é preciso verificar, primeiramente, se você tem “braços” e verba para desenvolver um projeto de qualidade. Depois, é preciso saber o que exatamente você deseja fazer com as informações captadas, ou seja, como você deseja trabalhá-las.

7) Use o ebook dentro de uma estratégia de marketing

Os ebooks são ferramentas de venda indireta e servem para fidelização e captação de contatos e, por isso, trazem resultados no médio ou longo prazo. Para não se frustrar, portanto, é preciso pensá-los não de forma isolada, mas dentro de uma estratégia maior de marketing – com consciência de que o retorno não será instantâneo.

 

Fotos: Shutterstock

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