Banner

Como organizar seus investimentos por objetivos de curto, médio e longo prazo

Foto
Notícias 25 Set, 2018
Na vida, nós temos muitos sonhos, não é mesmo? Para realizá-los, na maioria dos casos, dinheiro é necessário.

Na vida, nós temos muitos sonhos, não é mesmo? Para realizá-los, na maioria dos casos, dinheiro é necessário. Para conseguir mais renda, investir é a melhor opção. Mas qual é a melhor forma de organizar os investimentos para conseguir realizar tantos sonhos? Pode parecer complicado, mas o caminho é simples.

No post de hoje, o Yubb, seu buscador de investimentos gratuito e online, está no Finanças Femininas para te mostrar que é possível concretizar objetivos de curto (até 2 anos), médio (2 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos) se você criar uma carteira de investimentos completa e planejada. Confira o passo a passo:

1. Escolha seus objetivos

O primeiro passo é o mais fácil de todos. Na hora de investir, é importante ter objetivos bem definidos. Quais são as suas metas financeiras? Viajar? Fazer um intercâmbio? Casar? Comprar um imóvel ou um carro? Aposentar-se com tranquilidade? Escolha quais serão os seus objetivos. E não precisa ser um só, não! O ideal é que você tenha três objetivos para investir: um de curto, um de médio e outro de longo prazo.

2. Defina valores e prazos

Qual valor será necessário para você realizar esse sonho? Em quanto tempo você precisa desse dinheiro? Depois de escolher o objetivo, é preciso que ele seja algo palpável. Se o seu sonho é comprar um imóvel, por exemplo, defina qual será o tamanho do imóvel, em qual região do País para saber quanto dinheiro você vai precisar. A mesma coisa com o prazo: seja realista e faça as contas de quanto você precisa economizar por mês para conseguir concretizar o seu objetivo na data desejada.

3. Não se esqueça do longo prazo!

O brasileiro tem o hábito de ser imediatista. As pessoas pensam muito na viagem dali a 2 anos, mas se esquecem da aposentadoria que vai chegar em 30 anos. Na hora de organizar a sua carteira de investimentos, não se esqueça do longo prazo! Planejar objetivos de curto e médio prazo pode parecer bem mais divertido, mas não ignore os planos mais distantes, porque isso fará muita falta no futuro.

organizar-investimentos(2)

4. Escolha os investimentos

Como você já definiu os seus três objetivos, sabe quanto (R$) eles vão “custar” e quanto tempo você tem (meses), agora é o momento de definitivamente escolher quais serão os investimentos que vão te ajudar a ganhar mais.

Curto prazo: para o curto prazo, escolha investimentos mais conservadores, já que você não pode correr o risco de perder dinheiro. Tesouro SELIC, CDBs, LCIs e LCAs são opções rentáveis que possuem prazos curtos (ou até liquidez diária, dependendo da aplicação).

Médio prazo: no médio prazo, você também deve priorizar a segurança, mas pode arriscar um pouco mais. LCIs, LCAs e fundos de investimentos são boas opções.

Longo prazo: já no longo prazo, é importante priorizar a rentabilidade (ou seja, aceitar mais riscos) já que você terá mais tempo. Fundos de investimento e renda variável (ações, criptomoedas, COE, e etc) podem ser ótimas oportunidades. Para quem é mais conservador, os títulos públicos do Tesouro Direto costumam ter prazos longos e boa rentabilidade.

Entre no Yubb e escolha a melhor opção para o seu bolso!

5. Diversifique a carteira

Para ter um portfólio completo, é necessário ter uma grande diversificação de investimentos. Não basta escolher três aplicações para os três objetivos e pronto! É importante escolher diferentes tipos de investimento que preencham diversas partes da carteira para conseguir a melhor rentabilidade ao final do período.

6. Continue investindo

Criou uma carteira diversificada e está realizando todos os seus sonhos? A dica é: nunca pare! Investir precisa se tornar um hábito na sua vida (e um hábito praticado todos os meses). Concretizou o seu objetivo de curto prazo? Crie outro! Realizou o seu sonho? Sonhe de novo! Continue economizando, investindo e realizando sonhos. Dessa forma, tenho certeza de que você vai conseguir acumular um grande patrimônio e ter uma vida mais tranquila.

E você? Quais são os seus objetivos e como organiza seus investimentos para concretizá-los? Deixe sua experiência aqui embaixo nos comentários!

*Débora Duarte é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fotos: Fotolia

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia