Banner

Como o valor do dólar interfere nos seus investimentos?

Foto
Notícias 18 Jun, 2018
Se você faz investimentos, deve estar preocupada com o valor do dólar nos últimos meses.

Se você faz investimentos, deve estar preocupada com o valor do dólar nos últimos meses. Seja você uma investidora com experiência ou uma iniciante nesse universo, é importante acompanhar a variação da moeda, principalmente em uma época de economia tão instável. Assim, você conseguirá se preparar para as oscilações do mercado.

O CEO e fundador do aplicativo Renda Fixa, Francis Wagner, explica que, com o dólar alto, os produtos brasileiros se tornam mais competitivos no mercado internacional e as exportações aumentam, enquanto as importações diminuem. Portanto, empresas listadas na Bolsa de Valores que são exportadoras tendem a se valorizar. Por outro lado, as que dependem de suas importações se desvalorizam.

“O que esperar desse cenário irá depender muito em qual produto de investimento o dinheiro foi aplicado. Se for em Fundos Cambiais, terá uma boa rentabilidade. Porém, se aplicou em ações, poderá ter sofrido alguma perda. Alguns produtos de renda fixa também sofreram impacto. Vimos que alguns títulos do Tesouro Nacional sofreram uma desvalorização considerável no início de junho, mas respeitando o prazo de resgate, a investidora não precisa se preocupar”, ressalta Wagner.

Para Múcio Zacharias, professor de Economia da IBE Conveniada FGV, é preciso estar preparada para este cenário, que deve durar, pelo menos, até o final do ano. “A previsão é de que o dólar irá bater os R$ 4 até o final do ano. O mercado está muito temeroso, porque, por duas vezes seguidas, tivemos problemas pós-eleições e que não acabaram até o mandato seguinte”, comenta.

O que esperar do mercado financeiro?

O ano de 2018 tem sido, sem dúvidas, um período de incertezas e instabilidade. Mesmo sendo difícil assegurar qualquer projeção, o mercado financeiro aponta uma elevação do dólar justamente por conta desse cenário de inseguranças.

A dica de Zacarias é nunca parar de investir, independentemente do cenário econômico. “O investimento é uma reserva, e você não sabe quando irá precisar dela. Em relação à renda variável, você não pode investir na Bolsa de Valores por dois ou três anos, são pelo menos cinco anos. Logo, é preciso manter a calma e esperar o mercado se equilibrar”, pondera.

dolar-influencia-investimentos

Neste caso, qual a aplicação está mais atrativa?

Em meio a essa flutuação do dólar, podemos ficar perdidas na hora de definir onde investir. Contudo, para que os seus investimentos não tenham resultados indesejados, é importante manter a calma e analisar bem as opções disponíveis. Produtos de investimento que acompanham a moeda estrangeira podem ser bastante vantajosos, como os Fundos Cambiais. Porém, entrar agora, com a moeda em alta, talvez não compense muito. Por conta das taxas, o lucro pode ser pequeno se levarmos em consideração o custo de oportunidade do investimento.

Para Wagner, investir em produtos mais defensivos é algo que deve ser levado em consideração nesse momento, visto que, por conta do período de instabilidade econômica, o melhor é estar protegida. É importante se atentar aos prazos de resgate dos ativos para não perder parte da sua rentabilidade.

“Por outro lado, levando em consideração o momento de queda do Ibovespa, as ações de algumas empresas estão relativamente mais baratas. Neste caso, ir contra o mercado pode ser bastante vantajoso. Já para quem é mais avessa ao risco ou prefere ter garantia e segurança em um cenário de incertezas, os investimentos em renda fixa pós-fixados podem ser interessantes”, conclui Wagner.

Fotos: Fotolia

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

Somos feitos de pessoas!

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?