Durante o Fórum E-Commerce Brasil 2019, Tiziano Pravato, CEO da loja de ar-condicionados Leveros, desabafou sobre suas “dores e alegrias” ao trabalhar em cerca de 20 canais diferentes. Segundo ele, um dos principais fatores que a empresa precisa levar em consideração é que cada canal performa de maneira diferente. Ou seja, quem coloca um produto com os mesmos preços, informações e condições em todos os canais terá grande problema.
Outra dica especial de Pravato: vale a pena sentar com os responsáveis do marketplace e discutir estratégias, como a comissão mais rentável em cada loja. “Nessa oportunidade, avaliamos o que é comum aos marketplaces e que podem ser replicados”, comentou.
Nas reuniões, segundo Pravato, é possível criar padrões sobre o que escalar, assim como olhar para os pontos mais problemáticos. Caso o produto seja mais específico, por exemplo, é interessante desenvolver um treinamento do pessoal sobre ele. Vale, inclusive, sentar com outros varejistas e discutir estratégias de comissão mais rentável em cada uma das lojas.
Aqui, de acordo com o especialista, é onde ocorrem os maiores problemas quando se trabalha no marketplace. Ele afirma que nenhuma plataforma repassa o que está no contrato. O mesmo vale para falhas no recebimento dos pedidos — a empresa frequentemente deverá discutir com responsáveis das plataformas. Outra questão é em relação à integração, onde frequentemente ocorrem pedidos cancelados, tarifas e cobranças indevidas.
O que mais ocorre são pedidos parados por conta de problemas do lado do marketplace. E isso é descoberto quando eles não repassaram o pedido a empresa e, essa, já realizou a entrega. Analisando essa conciliação x integração você saberá se tem ou não a capacidade de trabalhar em várias plataformas.
“Hoje, aliás, é importante olhar para o fornecedor que está focado nisso para colocar dentro da companhia. É preciso entender que é aí que o dinheiro vaza. Às vezes achamos que estamos vendendo bem, mas há uma margem sendo deixada pra trás”, pontuou o palestrante.
Muitos têm medo de compartilhar dados. Porém, essa será a única maneira de vender mais, de acordo com Tiziano Pravato. “É preciso sentar, discutir e trabalhar junto com os marketplaces. Foi por conta dessa estratégia que passamos a oferecer serviços, por exemplo. Também criamos combos de produtos, que só foi possível por conta do relacionamento com as plataformas. Do contrário seria difícil de acontecer”.
Entre as ideias geradas a partir do relacionamento com os marketplaces, a Leveros criou uma loja conceito para divulgar os produtos. Nela, há uma espécie de “retire aqui”, para oferecer mais variedade ao consumidor. Outra sacada fruto da parceria foi a criação de estandes de vendas dentro de supermercados. “Fazemos uma parceria e, no final, todos saem ganhando”.
Para crescer e ter margem de contribuição, será preciso inovar, tentar algo que ninguém fez e que dificilmente dará certo. Mas se der, você irá navegar em um oceano azul enorme.
Também é necessário foco no resultado, além de trabalhar a experiência do cliente acima de tudo. Por fim, ter uma estratégia para cada canal. “Dividir é a melhor formade ser recompensado”, finalizou Pravato.
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