Banner

Como fazer um “pitch” de sucesso

Foto
Notícias 12 Jan, 2017
Apresentação de idealizadores de negócios para seus potenciais investidores deve ser feita com estratégia

Com informações de Raíza Dias 

Conquistar investimento externo é algo muito almejado por quem idealizou um negócio. Isso pode ser possível em uma exposição de três a cinco minutos nos chamados pitchs, que nada mais são do que apresentações em que criadores e investidores ficam frente a frente. 

A fundadora da The Speaker, Livia Bello, é especialista no assunto e dá algumas dicas para esse momento. A primeira delas é: conheça o público-alvo. "O principal erro é o idealizador do negócio não conhecer o público da solução desenvolvida", diz Livia. Ela considera necessário fazer com que o investidor compreenda o mercado a ser atingido e as informações sobre o público focado são cruciais nesse sentido. 

É preciso ainda ser atrativo logo no começo, prendendo a atenção do investidor na abertura da apresentação. "Convença o ouvinte de que sua ideia é boa. Crie uma mensagem de impacto que chame a atenção do público. Seja falando do problema que sua ideia se propõe a resolver, seja imaginando como seria a vida do consumidor com aquela solução.” 

A terceira dica de Livia é que sejam apresentados números como: demanda, custo da criação, operação e manutenção, quantidade de usuários ativos e a serem atingidos, receita, metas de venda, concorrência, situação do mercado específico e os planos traçados para alcançar os objetivos desejados. Assim, os investidores terão ainda mais clareza do mercado em que o negócio se desenvolverá. 

Ainda de acordo com ela, é interessante expor um “background” dos idealizadores, ou seja, falar sobre trajetória e experiência profissionais dos criadores do negócio. 

E para encerrar a apresentação, a sugestão é um discurso marcante. "Fale sobre os sonhos que envolvem essa ideia e finalize com uma mensagem que toque as pessoas.” 

Todas as etapas podem contar com o recurso de conteúdo audiovisual. Porém, Livia é categórica ao ressaltar a importância da fala e do cuidado para não usar exageradamente os slides, imagens e textos. "No pitch, 93% da apresentação são informação verbal e voz. Prepare-se e pratique muito."

Confira a matéria publicada na revista C&S.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia