O que é
Foi desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder para facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização.
De acordo com o criador da ferramenta, os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.
Baseado em um quadro com blocos organizados, como demonstrado na figura abaixo, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento.
Ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa para melhoria dos negócios. Ele deve responder às seguintes perguntas:
O que vou fazer?
A resposta é a proposta de valor
Para quem vou fazer?
A ideia é definir o público consumidor e as melhores maneiras de se relacionar com ele
Como vou fazer?
O objetivo é descobrir quais são os principais recursos, atividades e parceiros
Quanto vou gastar?
A finalidade é saber quais são as receitas e qual será a estrutura de custo para viabilizar o negócio
Para aproveitar bem a ferramenta, o empreendedor precisa saber que cada um desses blocos está relacionado com os demais e que os ajustes em cada fase podem ser feitos a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias, para que seja possível perceber o negócio como um todo.
Esse é, portanto, o caminho para descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
Como fazer
1. Tem uma ideia?
Não tem problema se a ideia ainda precisar ser desenvolvida. O importante é inseri-la no quadro, pois isso ajudará a visualizá-la melhor.
2. Nunca escreva diretamente no quadro
Usar os post-its é mais produtivo porque possibilita que ajustes sejam feitos em qualquer momento.
3. Inicie o trabalho em qualquer bloco
No entanto, a dica é começar pela dupla proposta de valor/segmento de clientes, já que é nessa combinação que está a alma da empresa.
4. Não tenha medo de errar
Ainda que a ideia não esteja muito clara, é bom praticar o planejamento com a ferramenta Canvas, pois visualizar a ideia ajuda a perceber o que pode ser aprimorado.
5. Procure completar o lado direito do quadro
É melhor começar descrevendo a geração de valor para, em seguida, dedicar-se à organização da eficiência da entrega de proposta de valor, no lado esquerdo.
6. Não tem problema se houver pontos em branco
Neste caso, o empreendedor pode tomar o tempo que precisar para completar, modificar, escolher e refinar o modelo.
7. O modelo é um roteiro para registrar e validar hipóteses
Atualizar o modelo de negócio é uma maneira de competir com concorrentes que estão sempre aprimorando os seus processos.
8. O modelo possibilita reflexões sobre o rumo dos negócios
Trabalhar constantemente no quadro é uma forma de visualizar melhorias periódicas no empreendimento.
9. Teste as hipóteses
Usar o quadro serve para registrar e aperfeiçoar as ideias. Mas, antes de implementá-las, é bom buscar formas de validar com o cliente se a hipótese tem sentido. Procure fazer protótipos, demonstrações, propostas e ouça os feedbacks, que sempre ajudam a definir o modelo de negócio.
Como o Modelo de Negócio vai me ajudar a lucrar mais?
É preciso lembrar que a inovação é a chave do sucesso. O Modelo Canvas possibilita ao empreendedor elaborar inovações estratégicas que vão aumentar a competitividade da empresa. O Modelo de Negócio é, assim, uma maneira de incrementar os processos de gestão da empresa, o que leva necessariamente a melhores resultados, inclusive financeiros.
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