O valor de uma empresa é definido a partir de três pontos principais: a situação patrimonial; o potencial para gerar lucro e caixa e os gastos realizados antes do início das operações.
A situação patrimonial é determinada pelos bens e direitos que ela possui e as obrigações financeiras a pagar com terceiros em um determinado momento.
O valor total dos bens e direitos representa o patrimônio positivo; o valor total das obrigações financeiras a pagar representa o patrimônio negativo. Patrimônio líquido é a diferença entre eles.
Os bens e direitos são representados pelos saldos em caixa, contas bancárias, aplicações financeiras, contas a receber, estoques e os valores atuais dos mobiliários, máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas e outros bens, no estado em que se encontram.
As obrigações financeiras são representadas pelos saldos a pagar por salários, encargos e benefícios salariais, fornecedores, impostos, comissões, despesas fixas operacionais, empréstimos e financiamentos.
Também precisamos considerar fatores de difícil mensuração como nome e marca, tempo de existência, fatia de participação de mercado, carteira clientes, conhecimento, capital humano. Esses fatores são representados pela capacidade da empresa em gerar lucro/caixa a cada ano.
Essa capacidade deve ser calculada a partir da projeção de vendas e de gastos
(custos, despesas e investimentos) para os próximos cinco anos, considerando um possível crescimento, estabilização ou retração no mercado em que a empresa atua.
Após o quinto ano projetado, precisamos considerar que a empresa teria a possibilidade em gerar lucro/caixa ao longo do tempo e, para tanto, devemos incorporar o conceito de perpetuidade advindo da matemática financeira.
Essa projeção de valores de lucro/caixa gerados no futuro deverá ser trazida para valor presente, em função de uma taxa de desconto que expresse o risco operacional da empresa. Assim, o valor da empresa seria dado pelo valor da projeção de lucros/caixa gerados no futuro, adicionando-se o valor do patrimônio positivo, deduzindo- se o valor do patrimônio negativo e adicionando-se os gastos pré-operacionais (trazidos a valores atuais), gerando assim, um valor de referência para a empresa.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia