Para conquistar clientes e fechar boas vendas, o empreendedor precisa estar atento a diversos detalhes e pensar em muitas ações ao mesmo tempo. Recentemente, falamos, por exemplo, sobre como cuidar do visual da loja e explicamos como isso pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores.
Mas de nada adianta ter uma vitrine organizada e uma linda fachada se, ao entrar no comércio, o cliente se deparar com um atendimento ruim. E, sem dúvida, tudo o que você não deseja é que seu investimento em decoração e divulgação e todos os seus esforços não tragam retorno por conta disso, não é?
Além disso, é importante lembrar-se de duas coisas: a primeira é que não existe empresa sem clientes, e a segunda, que grande parte dos segmentos mercado está altamente competitiva hoje em dia. E o que isso significa? Que a capacidade da sua empresa de fidelizar os consumidores é cada vez mais importante.
Prezar por um atendimento de excelência é o primeiro passo para reter clientes. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão aprimorar essa questão no seu estabelecimento. Confira!
Mais do que ter domínio das informações sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, sua equipe precisa saber que um bom atendimento também tem a ver com comportamento. Oriente os seus funcionários reforçando a importância de oferecer um tratamento paciente, receptivo e cortês aos clientes.
Quando vai a uma loja, o cliente normalmente busca uma solução para a sua necessidade. O problema é que, ao se deparar com os seus produtos, ele nem sempre consegue entender como o que a sua empresa está oferecendo pode facilitar a sua vida.
Em muitos casos, a atuação das equipes de atendimento e vendas pode resolver a situação. Com mais conhecimento sobre o portfólio, os funcionários ficam preparados para mostrar formas alternativas de uso dos itens e convencer o consumidor com bons argumentos.
Mas, para que isso funcione, é preciso que eles recebam treinamento contínuo. Reúna-se com as suas equipes para dar instruções e, principalmente, para que todos possam esclarecer dúvidas, compartilhar dificuldades do dia a dia e estratégias que dão certo. Esses momentos também representam uma oportunidade importante de saber o que os seus clientes têm procurado e do que têm reclamado para melhorar as ofertas da sua empresa.
Você já ouviu alguém tentando “falar difícil”? Para alguns, essa é uma maneira de impressionar, mas isso não funciona para se comunicar com o consumidor. Nos materiais promocionais ou na conversa com o cliente, evite utilizar jargões técnicos e palavras pouco conhecidas. Em vez de admirado, o público pode ficar com mais dúvidas e perder o interesse por adquirir qualquer coisa – ou buscar a ajuda que precisa na concorrência.
O que achou das dicas? Você já tem colocado essas ações em prática no seu estabelecimento? Se não, comece agora e prepare-se para vender ainda mais!
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