Banner

Com vagas disponíveis, projeto Estrelinhas trabalha a saúde mental de crianças e adolescentes

Foto
Notícias 12 Mai, 2024
Participação é aberta para crianças a partir de 6 anos e adolescentes até 17 anos e 11 meses; atendimentos são gratuitos

 

Prevenção e promoção de saúde mental para crianças e adolescentes. Este é o objetivo do projeto Estrelinhas, iniciativa inaugurada em janeiro deste ano pela Fundação Allan Kardec e que oferece atendimento gratuito, com uma equipe multiprofissional, no Centro de Promoção de Saúde Mental da instituição. Atualmente com 71 crianças e adolescentes participando das atividades, o projeto está com vagas disponíveis.

“A Fundação Allan Kardec tem se reestruturado e o projeto Estrelinhas chega neste momento para consolidar essa mudança de abordagem, que busca a prevenção e promoção de saúde”, explica a coordenadora do projeto, Mariana Posterare. “Estamos falando de uma iniciativa pioneira na cidade, focando em crianças e adolescentes. E o mais importante, gratuito e aberto para toda a população”, completa.

Os atendimentos do projeto Estrelinhas são prestados por uma equipe multiprofissional, composta pela coordenadora, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, psicopedagogo, educador físico e estagiário. Estudantes universitários também participam oferecendo apoio aos profissionais durante as atividades.

Além dos atendidos, seus familiares e/ou responsáveis também participam de perto de todas as atividades. Com o projeto, o intuito é fornecer acolhimento, potencializar recursos internos aos atendidos e prevenir agravamentos.

“O Estrelinhas é um projeto muito grandioso. Aqui realizamos atividades com uma equipe multiprofissional e desenvolvemos essas crianças e adolescentes através de brincadeiras e da convivência no coletivo”, explica a coordenadora.

Tio do Otávio Henrique, de 9 anos, Marcelo Ignácio ressaltou a importância da iniciativa na vida do garoto. “O projeto foi muito importante na vida do meu sobrinho. Ele, após sofrer bullying, tornou-se uma criança retraída e passou a se fechar. Com o Estrelinhas ele voltou a ter o comportamento de uma criança saudável. Ele adora as oficinas e os momentos que passa aqui.”

   

Segundo o vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Palermo, o Estrelinhas nasceu com o foco de trabalhar a prevenção atendendo a reestruturação da Fundação. “Sentimos a necessidade de trabalhar na prevenção, com esse público de crianças e adolescentes. Sempre trabalhamos com internação, no tratamento de surtos. Agora, focamos na prevenção.”

A coordenadora do projeto reforçou a importância do projeto e como os familiares podem ajudar as crianças e os adolescentes. “Os pais podem e devem observar o comportamento dos seus filhos e, sentindo que algo está diferente, buscar auxílio. No Estrelinhas, essas crianças e adolescentes terão a oportunidade de trocar momentos e experiências com outros atendidos, através de jogos, brincadeiras e atividades artísticas”, finaliza.  

 

Como participar?

O projeto Estrelinhas atende crianças a partir de 6 anos e adolescentes até 17 anos e 11 meses. Elas podem ser encaminhadas pela escola, unidade de saúde ou a própria família pode buscar atendimento diretamente na Fundação Allan Kardec, que fica na Rua José Marquês García, 675, Cidade Nova.

Na instituição, todas as crianças e adolescentes passarão por uma triagem social e, na sequência, serão encaminhadas para as atividades do projeto que melhor se encaixem com a necessidade de cada um.

 

Como ajudar?

A Fundação Allan Kardec conta com a parceria de uma cooperativa de crédito para realizar, gratuitamente, os atendimentos do projeto Estrelinhas. Mas, para manter a iniciativa e ampliar o seu alcance, a instituição está em busca de mais parceiros.

“O projeto Estrelinhas é realizado com recursos próprios da instituição, não existe dinheiro público para isso. Estamos em busca de empresas parceiras que, com certeza, potencializarão o trabalho que é feito”, diz o vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Palermo.

Para ser parceiro do projeto e saber mais como o processo funciona, o interessado deve em contato pelo telefone (16) 99966-5345 e falar diretamente com os responsáveis.

 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia