A saúde mental tem sido cada vez mais reconhecida como um aspecto de extrema importância para o bem-estar de qualquer ambiente de trabalho. Pensando nisto, o Governo Federal sancionou recentemente a Lei nº 14.831/2024, que instituiu o “Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental”.
Essa nova lei visa reconhecer as empresas que implementam políticas e práticas de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores.
Para obter o certificado, a empresa precisa seguir critérios rigorosos que vão desde a criação de programas de apoio psicológico até a implementação de medidas preventivas contra o estresse e outras doenças, inclusive a Síndrome de Burnout. Além disso, deve-se promover também a conscientização sobre a importância da saúde mental no local de trabalho, oferecendo suporte contínuo e criando neste ambiente um lugar que seja saudável e seguro.
Aderir a essa certificação pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, pois, além de contribuir para uma cultura organizacional mais saudável, com colaboradores mais engajados e produtivos, pode também elevar a reputação da empresa no mercado.
Uma empresa que cuida do bem-estar dos seus funcionários passa a ser vista como um ambiente atraente para se trabalhar, facilitando a retenção de talentos e transmitindo uma imagem de responsabilidade social, bem como de estabilidade, o que pode ser um atrativo diferencial para futuras negociações e investimentos.
Investir na saúde mental também pode evitar complicações futuras, como afastamentos por problemas de saúde ou até mesmo ações judiciais envolvendo questões de assédio moral e condições de trabalho inadequadas.
A obtenção do Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental pode ser uma prova de que a empresa segue boas práticas trabalhistas, sendo um fator positivo a seu favor nos processos judiciais.
Para as empresas, portanto, adotar práticas voltadas à saúde mental e buscar este certificado é uma forma de se destacar no mercado, fortalecer a cultura interna e atrair profissionais qualificados.
A nova certificação pode ser uma importante aliada estratégica na construção de um ambiente de trabalho saudável e na prevenção de problemas futuros, consolidando a imagem da empresa como promotora de um ambiente corporativo responsável e inovador.
E você empresário, já sabia deste novo certificado?
Para o esclarecimento de dúvidas deste tipo ou de qualquer outro tema, além de sugestões, o departamento jurídico da ACIF está sempre à disposição dos seus associados, seja presencialmente, via telefone (16 3711-1724), e-mail (jurídico@acifranca.com.br) ou WhatsApp (16 99722-7027).
Monicke Pradela Fernandes e Adalberto Griffo Junior/GMG Advogados
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia