Festas, diversão, fantasias e bebidas. Esses são alguns termos que definem o Carnaval de muitos brasileiros, que utilizam o momento para comemorar e aproveitar. Com a alegria da data, várias postagens surgem em redes sociais como Instagram e Facebook, mas qual o limite da exposição?
É importante lembrar que, depois da curtição, a rotina profissional voltará ao normal, então é preciso cuidado naquilo que deseja tornar público. “Com o advento das mídias digitais, entramos em período de constante avaliação e julgamento daquilo que se expõe nas redes. Afinal, estamos em uma tendência de nos mostrarmos ostensivamente: onde estamos, com quem saímos, novidades e relacionamentos”, destaca Marília Bettarello Rocha, docente da área de gestão e negócios do Senac Franca. “É nessa hora que precisamos parar e avaliar o que de fato queremos e devemos compartilhar com todos”.
Marília ressalta também que as fotos e posts nas redes sociais devem evitar uma superexposição desnecessária, já que pode ter consequências sociais e profissionais negativas. “Vamos lembrar que o Carnaval é comemorado por alguns dias, mas aquilo que está na rede fica para sempre e pode ser compartilhado por quem quiser”, afirma. Fotos com roupas íntimas, bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas ou palavreados grosseiros podem “pegar mal” com superiores e colegas no ambiente corporativo.
A partir do momento em que algo é compartilhado em uma rede social, a pessoa está suscetível aos olhares de todos, inclusive da empresa em que se trabalha. “Se a companhia entender que as atitudes são incompatíveis aos valores e à cultura que ela representa, fotos e comentários poderão atrapalhar o desenvolvimento profissional”, orienta a docente. E a questão não é só a exposição durante a data festiva. “Críticas a outros funcionários, comentários polêmicos, erros de português, poses muito expositivas podem comprometer a imagem e, com isso, inibir uma possível promoção ou possibilidade de emprego”.
As redes sociais são, sim, ambiente livres para expressar opiniões, compartilhar conhecimento, mostrar habilidade e ressaltar momentos de alegria. O que é preciso considerar sempre é que, como em qualquer lugar, todas as ações envolvem responsabilidade e podem gerar retornos positivos ou negativos. Marília pontua: “Aproveite o Carnaval, pule em todos os blocos, divirta-se! Mas lembre-se, como você vai querer ser lembrado no dia seguinte?”.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia