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Capital de giro: como calcular?

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Notícias 23 Nov, 2021
Escrito pela consultora do Sebra-SP Patrícia Peceguini, o artigo explica como estabelecer o capital de giro

O capital de giro é o total de recursos financeiros necessários para que a empresa sobreviva, mantendo suas despesas pagas.  Ao iniciar o negócio, o capital de giro é composto pelo aporte inicial dos sócios. Ele deve ser calculado com a estimativa de todos os gastos, durante o período em que ainda não há o recebimento das vendas.

Quando a empresa está em funcionamento, o capital de giro é constituído pelas disponibilidades de caixa, em bancos e em recebíveis, que são os valores das vendas a prazo que podem ser antecipadas com facilidade. Ele deve ser um recurso disponível para custear as despesas de imediato. Assim, irá garantir a viabilidade das operações do negócio, possibilitará com que a empresa faça investimentos, compre seus insumos e matérias-primas, e que possa manter as despesas pagas durante o tempo que leva para que suas vendas sejam recebidas dos seus clientes.

Para estabelecer o valor que uma empresa necessita de capital de giro, é necessário que se faça uma projeção de seu caixa.  Para isso, se faz o fluxo de caixa, pelo qual se estima a quantidade de recebimentos de vendas já feitas, a projeção de novas vendas à vista, bem como todos os pagamentos do período a serem deduzidos do valor recebido. 

Se o saldo for positivo, indica que as operações da empresa são custeadas pelo seu recebimento, e nesse caso não haverá a necessidade de aporte de recursos por parte dos sócios. No caso de haver saldo deficitário, saberemos que há necessidade de injetar capital de giro na empresa. Há uma série de medidas para poupar o capital de giro, entre elas aplicar novas formas de contratação de mão de obra conforme as leis trabalhistas; controlar as despesas operacionais, enxugando custos e despesas fixas.

Também é bom estabelecer medidas de economia de energia, pesquisar tarifas bancárias, telefônicas, buscar descontos. As despesas fixas não devem comprometer mais de 30% de suas vendas. Tente alongar o prazo médio de pagamento dos seus fornecedores e reduzir o de pagamento dos clientes. Foque na produtividade, aumentando a eficiência dos seus processos; conheça indicadores do seu ramo como clientes por hora, vendas por dia, tíquete médio. Por fim, estabeleça metas e acompanhe as melhorias.

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