Banner

Brechós: moda sustentável e circular ganha destaque entre os francanos

Foto
Notícias 09 Out, 2023
Setor é sinônimo de consumo mais responsável e alternativa para quem busca peças em bom estado e mais baratas

 

Infantil, feminino, masculino, plus size, acessórios e calçados. Não importa quais peças você esteja buscando, se você procurar encontrará ao menos um brechó que atenda seus desejos em Franca.  

Sinônimo de moda sustentável e circular, os brechós têm conquistado a cada dia mais espaço no guarda-roupa dos francanos. Reflexo disso foi o 1º Festival de Brechós Franca. Realizado em julho deste ano, o evento contou com a presença de 30 brechós e reuniu mais de 3 mil pessoas.

Essa popularidade e reconhecimento, porém, ainda esbarra em alguns preconceitos que se transformam em desafios para os empreendedores que trabalham no setor.

Foi durante a pandemia que a empreendedora Anair Ferreira Batista resolveu investir em um sonho antigo: abrir um brechó. O Gira Gira, que trabalha apenas com moda infantil, começou em 2020, em uma pequena sala.

“A crise muitas vezes nos tira da zona de conforto e isso é um desafio. Sempre fui consumidora da moda sustentável e abrir o meu brechó foi a realização de um sonho”, conta.

Com aproximadamente 8 mil peças no estoque, Anair conta que, apesar do setor evoluir cada vez mais, ainda existe muito preconceito com os brechós. “Esse preconceito, que acredito muitas vezes ser mais sinônimo de desconhecimento de todo o processo realizado por trás de um brechó, gera uma desvalorização no produto”, diz.

Diferente do que acontece normalmente em bazares, os brechós têm um processo minucioso de curadoria das peças, que só são disponibilizadas em boas condições para os clientes.

Garimpos feitos com amô. Foi com esse pensamento que nasceu o brechó online Usamô, que trabalha com peças e acessórios femininos. “Sempre gostei de garimpar e consumir peças de desapego. Os brechós são uma forma de praticarmos a moda sustentável e renovar nossas peças de consciente, ajudando o mundo de uma forma consciente e com consumo responsável”, diz.

Para a empreendedora, tem crescido entre os francanos a consciência de que é possível consumir peças de qualidade e ainda contribuir com o meio ambiente. “Cada peça traz uma história e acho que é preciso passar por cima de antigos preconceitos. Comprar uma peça em um brechó é ter a oportunidade de transformá-la com um novo capítulo”, afirma. “Vejo que essa consciência tem crescido entre as pessoas, que estão valorizando mais os brechós e o trabalho que é feito por nós”, completa.

Há 13 anos no mercado de brechós, a empreendedora Rosângela Camargos Silva tem um espaço voltado exclusivamente para o público masculino.

“Sempre fui uma pessoa preocupada e ligada com a sustentabilidade. Consumia peças de brechós e bazares, mas foi 13 anos atrás que surgiu a oportunidade de abrir um e desde então sigo me apaixonando a cada dia por esse movimento”, conta.

Rosângela enxergou no mercado masculino a oportunidade de oferecer um diferencial. “É um desafio maior garimpar roupas para os homens, eles desapegam menos das peças. Mas, com o tempo, tenho criado uma rede forte de desapego”, explica. “Assim como acontece com o público feminino, ainda existe um receio por parte deles na hora de buscar um brechó para adquirir as peças, porém isso vem evoluindo”, diz.

Em um brechó, de acordo com as empreendedoras, mais do que uma peça com preço menor, é possível encontrar produtos de qualidade, de marcas e ainda contribuir diminuir o consumo desenfreado.

“Os brechós trabalham com peças selecionadas, com qualidade e preços inferiores a uma roupa nova, por exemplo. Essa moda circular é muito importante, especialmente no momento que estamos vivendo de conscientização com a sustentabilidade”, finaliza Rosângela.

Para Mariana de Paula Cintra, do Vista História Brechó, consumir roupas em brechós, além de prolongar a vida útil das peças, contribui para que novas não sejam produzidas e descartadas incorretamente, como acontece em muitos casos.

           

“Os brechós ocupam um espaço muito importante hoje em dia neste processo de sustentabilidade já que conseguem atingir um público amplo. Com eles é possível tornar a moda circular e sustentável acessível”, diz. “Você consegue ainda conscientizar essas pessoas que comprando em brechós está contribuindo para um mundo mais melhor para as próximas gerações. Além de prolongar a vida útil das peças e consequentemente contribuir para que peças novas não sejam necessárias. É uma forma de repensar o consumo.”

A empreendedora acredita que a forma de consumir em brechós é o futuro. “Os brechós já são o presente, mas acredito que ela também seja o futuro e ganhe cada vez mais força.”

 

Serviço

O brechó Gira Gira fica na Rua Homero Pacheco Alves, 1958, Centro. O telefone para contato é o (16) 99160-6029.

O brechó Usamô é online e os interessados podem acompanhar as peças disponíveis pelo instagram @brecho.usamo. Mais informações pelo telefone (16)99240-6872.

O brechó Masculino fica localizado na Rua Voluntário Adriano Cintra, 890, Vila Santos Dumont.

O Vista História Brechó fica localizado na Rua Theodoro Martins Tristão, 542, Jardim Califórnia.

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia