Pesquisa realizada pela Escola de Administração da FGV também apontou que pela primeira vez houve queda na venda de computadores
O uso de dispositivos móveis está crescendo no Brasil. Basta olhar em volta para ver que quase todo mundo está conectado o tempo todo.
A pesquisa anual do uso de TI no Brasil, realizada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/ EAESP), comprova o que todos já desconfiavam: hoje, há mais smartphones e tablets do que pessoas no país. A média é 1,2 por habitante.
Somados são 244 milhões de dispositivos móveis conectáveis. Os smartphones são a maioria nesse grupo: há seis desses celulares para cada tablet.
Em ritmo menos acentuado, o número de computadores também está crescendo. Até o fim do ano, o Brasil terá 166 milhões de computadores (desktops, notebooks e tablets) em uso.
De acordo com o estudo, em 2015, foi registrada pela primeira vez uma queda de 30% na venda de computadores. Mesmo com esse declínio, a expectativa é de que haverá um computador para cada habitante no Brasil em três anos.
EMPRESAS
A recessão econômica não diminuiu os gastos e investimentos comtecnologia. Eles representaram 7,6% do faturamento líquido de médias e grandes empresas, mesmo número encontrado em 2014.
“O uso de TI nas empresas continuou crescendo, pouco, mas consistente, mesmo com um cenário muito adverso e uma queda acentuada no consumo pessoal”, afirmou Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa e professor da FGV/EAESP.
O setor de serviços é o que mais gasta com TI (10,9%), seguido pela indústria (4,6%). O comércio apresentou a menor porcentagem - apenas 3,5% de seu faturamento.
No ano passado, as empresas gastaram com tecnologia uma média de R$ 32.400 por funcionário.Uma despesa que se justifica para Meirelles. De acordo com professor da FGV,em indústrias de capital aberto, durante a última década, para cada 1% a mais de gasto e investimento em TI, resulta em aumentou 7% no lucro dois anos depois.
Foto: Thinkstock
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia