Banner

Brasil tem mais de um dispositivo móvel para cada habitante

Foto
Notícias 14 Abr, 2016
Pesquisa realizada pela Escola de Administração da FGV também apontou que pela primeira vez houve queda na venda de computadores

Pesquisa realizada pela Escola de Administração da FGV também apontou que pela primeira vez houve queda na venda de computadores

O uso de dispositivos móveis está crescendo no Brasil. Basta olhar em volta para ver que quase todo mundo está conectado o tempo todo.

A pesquisa anual do uso de TI no Brasil, realizada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/ EAESP), comprova o que todos já desconfiavam: hoje, há mais smartphones e tablets do que pessoas no país. A média é 1,2 por habitante.

Somados são 244 milhões de dispositivos móveis conectáveis. Os smartphones são a maioria nesse grupo: há seis desses celulares para cada tablet.

Em ritmo menos acentuado, o número de computadores também está crescendo. Até o fim do ano, o Brasil terá 166 milhões de computadores (desktops, notebooks e tablets) em uso.

De acordo com o estudo, em 2015, foi registrada pela primeira vez uma queda de 30% na venda de computadores. Mesmo com esse declínio, a expectativa é de que haverá um computador para cada habitante no Brasil em três anos.

EMPRESAS

A recessão econômica não diminuiu os gastos e investimentos comtecnologia.  Eles representaram 7,6% do faturamento líquido de médias e grandes empresas, mesmo número encontrado em 2014.

“O uso de TI nas empresas continuou crescendo, pouco, mas consistente, mesmo com um cenário muito adverso e uma queda acentuada no consumo pessoal”, afirmou Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa e professor da FGV/EAESP.

O setor de serviços é o que mais gasta com TI (10,9%), seguido pela indústria (4,6%). O comércio apresentou a menor porcentagem - apenas 3,5% de seu faturamento.

No ano passado, as empresas gastaram com tecnologia uma média de R$ 32.400 por funcionário.Uma despesa que se justifica para Meirelles. De acordo com professor da FGV,em indústrias de capital aberto, durante a última década, para cada 1% a mais de gasto e investimento em TI, resulta em  aumentou 7% no lucro dois anos depois. 

Foto: Thinkstock

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia