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Black Friday: IE-ACIF dá dicas estratégicas de preparação do comércio para a data

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Notícias 05 Set, 2024
Em 2023, pesquisa mostrou que 72 mil francanos estavam dispostos às compras, movimentando cerca de R$ 53 milhões, em Franca

Celebrada na última sexta-feira de novembro e com ações promocionais que podem durar por todo o mês, a Black Friday se consolidou como um importante marco do calendário comercial brasileiro. Conhecida por ofertas extraordinárias, a data é estratégica para atingir novos públicos, promover produtos, marcas e impulsionar vendas. Em 2023, uma pesquisa do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) revelou que 72 mil francanos estavam dispostos a irem às compras, em razão da Black Friday, com um ticket médio de R$ R$ 732,15, movimentando R$ 52,7 milhões.

Diante deste cenário, o IE-ACIF separou 5 orientações para que o comércio local inicie seus preparativos para a data. “Por propor super ofertas, as estratégias do comércio para a Black Friday exigem antecipação, planejamento”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Esse é o momento de pensar em quais produtos serão ofertados, em como serão aplicados os descontos, pois, o consumidor tem amplo acesso à informação e ofertas, e a experiência com o seu estabelecimento precisa ser positiva”, diz.

Confira as orientações do IE-ACIF:

  • Ofertas Relâmpago: crie ofertas relâmpago para atrair consumidores e incentivar compras rápidas, seja através de plataformas digitais (site, Instagram, Facebook, WhatsApp, e etc.) como, também, em sua loja física;
  • Descontos Progressivos: estabeleça descontos progressivos conforme o valor de compra do cliente. Por exemplo: compras até R$ 100, desconto de 20%; entre R$ 101 e R$ 300, desconto de 30%;
  • Entrega Grátis: cada vez mais, a Black Friday tem se caracterizado por uma venda majoritariamente remota. Ofereça entrega grátis a partir de determinado valor de compra.
  • Pré-venda exclusiva: valorizar os clientes da sua loja é uma forma de fidelizar e também garantir boas vendas. Crie pré-vendas exclusivas para clientes do seu estabelecimento, utilizando sua base de cadastro.
  • Lives e parceria com influencers: em um mundo cada vez mais digitalizado, realizar lives e parcerias com influenciadores locais pode ser uma alternativa para ampliar o alcance da sua marca, durante a Black Friday.

 

Dica bônus Portal ACIF

Suporte ao Cliente: mantenha um canal de atendimento ao cliente ágil e eficiente. Durante a Black Friday, as vendas ocorrem de forma muito rápida, e garantir uma comunicação rápida e eficaz com os clientes pode ser uma estratégia crucial para resolver dúvidas e problemas, além de proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória.

 

Tarissa Esteves/Assessoria de Imprensa ACIF   Foto: Divulgação/ACIF

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