Banner

Bem-vindo a 2020: o ano do empreendedorismo

Foto
Notícias 24 Dez, 2019
O que você fez na última hora?

ACIF em Revista - edição 276 - Dezembro

 

O que você fez na última hora? No estado de São Paulo, 320 pessoas abriram uma empresa, no Brasil foram 1.053. Esse número é 250% maior que os dados de 2010. Estamos prestes a iniciar uma nova década e, não tenho dúvidas, que os resultados serão ainda mais expressivos, com uma explosão de empreendedorismo, lastreada na retomada do crescimento econômico – projeções do Banco Central indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 2% em 2020; na minha opinião será 2,5% – a inflação ficará sob controle (3,55%) e a taxa básica de juros Selic não ultrapassará os 4,5%, o menor índice desde 1996.

Para completar o cenário, o ambiente favorável à abertura e ao fortalecimento dos pequenos negócios vem sendo consolidado, com a implementação da reforma da previdência e trabalhista a discussão da reforma tributária, a simplificação dos marcos legais por meio da instituição da Lei da Liberdade Econômica, que interrompe uma longa temporada de confusão burocrática, e à garantia do tratamento realmente diferenciado aos empreendimentos de pequeno porte no que se refere a acesso ao crédito, à tecnologia e ao mercado de compras governamentais.

Tal movimento não se deu por acaso. O empreendedorismo é reconhecidamente o vetor de geração de ocupação, renda e desenvolvimento socioeconômico. Não por acaso, neste ano, deverão ser abertas no Brasil mais de 2 milhões de pequenas empresas, com geração de 1 milhão de novas vagas de emprego com carteira assinada (cerca de 75% do total) e de quase 30% do PIB.

O cenário favorável repercutiu nas expectativas positivas dos donos de pequenos negócios para o próximo ano, com sensível diminuição do nível de incerteza: 45% acreditam que a receita vai aumentar (no final de 2018, eram 32%) e 44% aguardam estabilidade (contra 38% em 2018) e 5% não souberam informar (eram 24% no final de 2018). Em relação à economia como um todo - 45% confiam na melhora do nível de atividade da economia para 2020 e 42% esperam uma manutenção no nível de atividade. Apenas 6% não souberam informar o que acontecerá com a economia; no ano passado esse índice era de 30%!

Tão importante quanto os dados, são as histórias reais e os aprendizados vivenciados por estes empreendedores. Neste ano, realizaremos quase 3 milhões de atendimentos a 1,5 milhão de empreendedores e empresários em nossas redes de atendimento e capacitação presencial e virtual, na Feira do Empreendedor, nos mutirões de atendimento, nos eventos do programa Empreenda Rápido, em missões empresariais, entre outros. Ao longo deste ano tive a oportunidade de conversar com diversos desses empresários. De um deles, que participou da missão empresarial à maior feira de alimentos e bebidas das Américas, a Summer Fancy Food, ouvi o seguinte: “aprendi que meus sonhos são grandes, mas as minhas asas também. Pode escrever aí, em breve vou inaugurar uma filial da Dona Baunilha (confeitaria) em Nova Iorque”.

A empresária está se preparando para isso, agregando sua vontade de fazer acontecer aos seus aprendizados dia a dia e aos que especialistas do Sebrae-SP estão levando para aprimorar a gestão de sua confeitaria.

São histórias como essa que me fazem acreditar que, 2020 será marcado pela jornada de sucesso dos empreendedores que se superaram e buscaram novas saídas para tornar suas empresas mais competitivas e sustentáveis, com asas e músculos para crescer, gerar novos empregos e melhor renda.

Feliz e próspero novo ano!

 

Tirso Meirelles

Presidente do Sebrae-SP

 Leia a revista completa: https://bit.ly/2E2pxmA 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

Somos feitos de pessoas!

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?