Banner

‘As vacinas são seguras’, diz médico Homero Rosa Jr

Foto
Notícias 27 Jan, 2022
Especialista trabalha há 25 anos na área de imunização. Confira entrevista completa

Com 25 anos no ramo de imunização, o pediatra Homero Antônio Rosa Júnior (que também responde como médico da Vigilância Epidemiológica de Franca) atendeu o Portal ACIF na Clínica Vaccinare, da qual é diretor técnico, para falar sobre a importância da vacinação, seja em crianças ou adultos.

Segundo ele, nos últimos 40 anos, o advento das vacinas fez com tivéssemos um efeito protetor gigantesco contra várias doenças, evitando sequelas e mortes. “Temos dezenas de vacinas à disposição, tanto na rede pública, como particular, que é uma complementação da pública, isso faz com que a gente tenha uma segurança muito grande de indicar vacinas para diversas doenças e saber que são eficazes. São vacinas muito bem estudadas, muito bem controladas pela Anvisa e órgãos competentes da saúde. Temos exemplos importantes de ausência de mortes através de vacinação. Várias meningites estão quase desaparecendo da pediatria através das vacinas”, garantiu. Confira abaixo a entrevista completa:

 

PORTAL ACIF – Doutor Homero, diante da experiência do senhor na área, qual a importância das vacinas?

 As vacinas são importantes para termos ausência de doença. É uma satisfação gigantesca termos números favoráveis de poucas doenças em Franca, justamente pela vacinação, sendo a pública sendo complementada pela rede particular. Várias meningites estão quase desaparecendo da pediatria através das vacinas. Temos três vacinas contra meningite, duas vacinas contra câncer, temos vacinas contra várias doenças infecciosas tanto por vírus como por bactérias e isso nos só traz satisfação que estamos salvando vidas, estamos aumentando a produtividade das pessoas, evitando a evasão escolar e uma série de outros benefícios.

 

PORTAL ACIF – Atualmente quais as vacinas mais procuradas pela população?

 Logicamente além da Covid, para a população inteira do mundo, são as vacinas contra gripe ou Influenza, que é o nome técnico, mas também tem grande procura as vacinas contra pneumonias, temos dois tipos e as vacinas contra meningites, tanto em crianças como em adultos. Nessa época, aumenta o número de casos de dengue e existe uma procura crescente por vacinas de dengue.

 

PORTAL ACIF – Falando em vacina contra a Covid, como está a imunização no município?

 Nós temos a que comemorar uma adesão de alguns grupos populacionais, mas ainda existe uma preocupação muito grande, pois mais de 20 mil francanos não tomaram nenhuma dose da vacina, por um motivo ou outro, mesmo ela estando disponível de graça. Vale lembrar que a Anvisa garante a segurança e a eficácia das vacinas de Covid, de qualquer marca. Nós temos que acreditar na ciência, nós temos que nos imunizarmos. É a única salvação da humanidade contra a Covid. Ela é necessária. Essa primeira geração de vacinas evita a gravidade de casos de Covid, esse já é um efeito fantástico. Naturalmente elas serão atualizadas com muita frequência, para pegar alguma cepa que está prevalecendo.

 

PORTAL ACIF – Por isso, a importância das doses de reforço?

 Nós precisamos de doses de reforço, pois não é uma vacina definitiva. Ela está avançando junto com o conhecimento científico do mundo. Esse vírus é novo na natureza. Não sabemos a origem verdadeira, como aconteceu, mas ele está afetando o mundo inteiro e a gente precisa se proteger. Nós temos a salvação, que é a vacina e ela está à disposição. Precisamos que a população que ainda não se vacinou completamente ou não vacinou nada, faça as doses devidas, quantas forem necessárias, justamente para evitar mortes e diminuir as chances desses surtos, que são esperados de vez em quando.

 

PORTAL ACIF - A vacina contra Covid para as crianças está causando muito polêmica. As mães podem confiar nessa imunização?

 É extremamente necessário vacinar as crianças contra a Covid, pois está aumentando a quantidade de casos graves nesse público. Antes estávamos seguros e agora, já temos crianças internadas com Covid. Tivemos óbitos e a tendência é que quanto mais o vírus circula em pessoas não vacinadas, esse grupo tende a ter casos mais graves e mortes. Nós precisamos ter a tranquilidade e a segurança de vacinar nossos filhos, para evitarmos a gravidade para eles em um futuro muito breve.

 

PORTAL ACIF – E a vacina contra gripe também serve para crianças?

 A vacina para a gripe é universal, serve para quem já tem mais de seis meses de idade, valendo para adultos e idosos. Ela é extremamente benéfica, estritamente segura e não induz à gripe. Tem gente que confunde isso. Feita na época certa, que é no início do outono, agora em março, o efeito protetor é muito bom durante seis meses, depois começa cair. No ano que vem, a vacina é reformulada com novas cepas, mais prevalentes e nós vamos ter uma nova campanha, por isso ela é anual. Agora em relação a cepa da gripe, H3N2, ela é preocupante em alguns lugares. Aqui em Franca, felizmente não tivemos uma preocupação maior até o momento, mas doença é de momento, pode modificar.  A vacina contra gripe 2021 protege indiretamente contra essa cepa que está em surto epidêmico, mas a que irá chegar no início da nova temporada, ela estará contemplada e atualizada contra a cepa H3N2 atual.

 

PORTAL ACIF - As vacinas contra Covid e gripe podem ser tomadas juntas?

 A vacina da gripe é recomendada que fosse feita de março até julho, acompanhando o período de sazonalidade, pois no outono e inverno costuma ter mais prevalência e mais importância em termos de gravidade. Ser for tomar as duas vacinas, hoje segundo a Anvisa, não é preciso esperar um tempo. Nós fazíamos por segurança do desconhecido, mas hoje esse prazo de 30 dias, entre uma vacina e outra, não é obrigatório.

 

PORTAL ACIF - As reações da vacina são normais?

As reações a qualquer imunobiológico seja ele vacina, soro ou até medicamento, são esperadas, porém em uma quantidade baixa da população. Como estão vacinando o Brasil, com 220 milhões de pessoas recebendo vacinas, logicamente algumas pessoas terão algum efeito colateral, mas não pela vacina não ser segura, mas porque o organismo reage de maneira diferente. Mas a maioria é efeitos leves, resolvem sozinhos, poucos têm efeitos colaterais mais sérios, porém são reversíveis.

 

PORTAL ACIF – O senhor inaugurou a Clínica Vaccinare, uma clínica particular de imunização. Como ela funciona e quais vacinas oferece?

 A Vaccinare foi inaugurada há dez meses, na Avenida Paulo VI 624 e oferece 25 tipos de vacinas individuais para recém-nascidos até idosos. Fazemos vacinação em domicílio e também em empresas. O atendimento é individual e contamos com instalações confortáveis e apropriadas, A imunização é segura e acompanhada de uma equipe muito bem preparada e com toda experiência e bagagem de 25 anos no ramo.

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia