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Aprenda a usar o Instagram a favor dos negócios

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Notícias 27 Abr, 2021
Plataforma ganhou mais relevância nos últimos meses e pode ser utilizada para conectar empresa e cliente

“Um recurso incrível e pode ser explorado por negócios e empresas que visam alavancar seus negócios por meio da plataforma digital, mas não existe fórmula mágica para o sucesso”. É assim que o professor e coordenador do curso de graduação em Produção de Conteúdos Digitais do Claretiano - Centro Universitário, Ronaldo Fortes, define o Instagram.

Com 54% de penetração entre os pequenos empresários, segundo levantamento do Sebrae, a rede é uma das preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes e ganhou ainda mais relevâncias nos últimos meses, diante das restrições de circulação e lojas fechadas por conta do avanço da Covid-19.

Segundo Fortes, assim como as demais ferramentas de mídias sociais digitais, o Instragram pode ser utilizado para atender os objetivos do negócio, podendo ser aproveitado tanto para divulgação, posicionamento e reconhecimento de marca, por exemplo, quanto para vendas diretas e para conquistar novos clientes. “Tanto é fato que a rede se tornou uma ótima plataforma de comércio que recentemente foi adicionada à interface do aplicativo a aba "Lojas" que apresenta perfis utilizando dos recursos desenvolvidos pelo próprio Instagram para destacar produtos do seu catálogo”.

Analista de negócios do Sebrae Franca, Fabrino Bortoleto, vai mais além e diz que o empreendedor deve utilizar a rede para mostrar solução de problemas e, principalmente, produtos de desejo para o consumidor. “O Instragram não é um classificado. Uma dica é não vender toda hora e sim engajar com o cliente. Orientamos que a cada 4 postagens, 3 sejam de conteúdo e 1 de chamada de ação”.

Para Fabrino, todo empreendedor precisa estar no Instragram, assim como deve uma fan page no Facebook, ter um WhatsApp Bunisses e o Google Meu Negócio. “O empresário precisa estar onde o seu cliente está presente e hoje, o Instragram ultrapassou o Facebook em número de usuários, porém a outra rede também tem o seu público”.

Ainda de acordo com o analista de negócios do Sebrae, o segredo da rede social é saber socializar e disfarçar intenção de venda. Segundo ele, o conteúdo a ser postado precisa ser interessante para a persona e despertar interesse, provocar lembrança.

“Uma reflexão importante é compreender da forma como as pessoas se relacionam com o seu negócio no ambiente digital e quais são as expectativas nessa relação. O trabalho em redes sociais precisa ser uma troca. Em um mundo cada vez mais repleto de informação e com mensagens nos impactando por todas as mídias possíveis, as marcas de sucesso encontram formas de se destacar nesse mar de conteúdo e impactar as pessoas certas na hora certa”, reforça Fortes, professor do Claretiano.

Segundo ele, é preciso entender também que objetivos devem ser contemplados no planejamento editorial para que as diversas etapas do ciclo de compra estejam alinhadas sem sobrecarregar o conteúdo orgânico apenas com venda direta. “Além de publicações com ofertas e descontos, a compra pode estar atrelada como sugestão a um conteúdo de valor entregue para as pessoas - por exemplo: uma loja de roupas pode montar figurinos com peças disponíveis para compra, restaurantes podem registrar seus pratos principais com uma estética diferenciada, etc”, orientou o professor e coordenador de curso.

No intuito de ajudar você empresário nesta tarefa de turbinar seu Instagram ou ingressar na plataforma, segue uma série de dicas que os dois entrevistados enviaram para a ACIF em Revista:

Utilize um perfil comercial: a opção por utilizar um perfil comercial pode ser feita no perfil da página. Utilizar um perfil comercial vai habilitar ferramentas exclusivas e pensadas idealmente para empresas, como é o caso do recurso dos insights detalhados para avaliar o seu desempenho na rede. Outros recursos exclusivos para perfis empresariais são o recurso de lojas, por exemplo.

Conheça o seu público: fundamental para criar conteúdo pertinente é conhecer o público que você quer atingir, afinal, fica mais fácil saber o que falar, quando falar e que linguagem usar quando você entende o seu público. Se está começando, mas já tem um negócio você pode começar com o perfil das pessoas que já são consumidoras. Se ainda não tem um negócio, identifique quem seria o seu consumidor ideal.

Cuide do seu conteúdo: o conteúdo deve ter valor para o seu público. Entenda que nem tudo é sobre "você", pois a relação nas redes deve ser sobre a construção do "nós". Estabeleça o seu posicionamento e como você quer ser percebido pelas pessoas. Entenda a história que você quer contar na rede. Utilize as várias ferramentas disponíveis de forma criativa e teste diferentes formatos.

Trabalhe com frequência e periodicidade: seja consistente. Estabelecer uma frequência e um calendário de publicações é fundamental para a sustentação do negócio a longo prazo. Não adianta nada manter um perfil inativo nas redes. Assim como quem não é visto não é lembrado, é preciso manter ativa a relação com os consumidores.

Estabeleça metas e procure melhorar: é preciso ter clareza nos objetivos do negócio e saber como o trabalho no Instagram pode impactar. Monitore os dados e indicadores que a plataforma oferece para identificar o seu desempenho e procure melhorar ao longo do tempo. Veja o que deu certo hoje e utilize como estímulo para posts melhores amanhã. Veja o que não deu certo e tente entender como pode melhorar. No final das contas a melhoria é um processo contínuo.

Evite:

- Discussões polarizadas;

- Misturar Pessoa Física com Pessoa Jurídica;

- Fotos e vídeos sem qualidade;

Logomarca

Com boa definição e que seja possível identificar a empresa.

Biografia

Aproveite para mostrar que problema você resolve. Precisa ser sucinta e direta.

Seguidores

É indicado seguir clientes e perfis relacionados com o seu ramo.

Destaques

É a porta de entrada. Aproveite para dar as boas vindas ao cliente, apresentar os produtos mais procurados, as novidades e os bastidores do seu negócio. É preciso ter harmonia de cores e artes.

Feed

Reúne todo o conteúdo de valor. É por aqui que seu negócio será lembrado. Indicado fazer postagens que estimulem alguma ação. A dica é incentivar seu cliente a comentar, compartilhar, enviar direct, salvar.

Stories

A ideia é mostrar o dia a dia do seu negócio. A dica é fazer no mínimo 1 por dia, mas quanto mais, melhor. Usar de prova social e bastidores. Apareça quando possível para mostrar quem está por trás da empresa. Lembre-se, pessoas conectam com pessoas.

É valido

- Programar postagens;

- Utilizar do Canvas (ferramenta gratuita para desing gráfico);

- Fazer anúncios patrocinados para aumentar o alcance;

- Utilizar o Linktree (ferramenta que permite divulgar os links de todas as suas redes sociais na bio do Instagram);

O uso do Instagram

- Somos o segundo país que mais passa tempo na internet por dia - uma média de 10 horas por dia;

- Somos o terceiro país que mais passa tempo nas mídias sociais - uma média de 3h40m por dia;

- Mais da metade dos brasileiros acima de 13 anos, 56,4% da nossa população nessa faixa etária, tem uma conta ativa na plataforma;

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