A receita da editoria de gastronomia desta edição, foge do convencional. Primeiro por ser um burger, segundo por usar um ingrediente pouco comum, no caso o cogumelo e, terceiro, por ser preparada pela Pangeia Steak’n Burger, uma hamburgueria com um estilo diferenciado em relação a outras existentes na cidade.
A casa, localizada no Jardim Nôemia, irá comemorar 4 anos em 2021 e chama a atenção pela decoração pitoresca (Pitoresca é o feminino de pitoresco. O mesmo que: característica, divertida, inusitada, pictórica, pinturesca, recreativa, típica) e o cardápio com lanches inovadores nas combinações de ingredientes. O Popó, por exemplo, que é um dos carro-chefe da Pangeia, leva requeijão cremoso, carne seca desfiada, requeijão de corte empanado, vinagrete de pimenta biquinho e melado de cana.
Comandada atualmente pelos sócios Pedro Antônio Faleiros de Sousa, 27 e Caio Funes Nascimento, 35, a hamburgueria foi convidada pela ACIF em Revista para apresentar um prato e escolheu preparar um burger exclusivo com cogumelo Paris empanado, muçarela e molho de costela, oferecendo uma mistura de textura e sabores. “Esse é um burger que apresentamos no ano passado na casa e fez muito sucesso, mas agora não está no cardápio. Quase todos os meses inovamos no cardápio com algum burguer sazonal. Também fazemos alguns pratos por temporada. A ideia é fugir do óbvio”, diz Caio.
Entre os experimentos da dupla estão uma coxinha sem massa, costelinha barbecue, bife de chorizo, cebola recheada e até um burger de guacamole. No momento, a dupla estuda a elaboração de um burger de camarão. Fazem ainda parte das criações o bacon e o picles utilizado nos lanches da casa e duas sobremesas muito pedidas pelos clientes, brownie e cheesecake. “Estamos sempre inovando e tudo é resultado de muita pesquisa”, destaca Pedro, uma espécie de garoto propaganda da Pangeia nas redes sociais, porém um pouco excêntrico. Não se assuste se durante um story do Instagram, ele resolver lançar um burger de jiló ou encerrar o recebimento de pedidos antes do horário previsto. “Comecei a dar a cara nas redes sociais um pouco antes da pandemia como forma de aproximar dos clientes e deu certo. Não é um personagem, eu sou assim, mostro a realidade”.
Sobre a Pangeia vale ainda destacar:
- Todos os lanches são feitos na brasa;
- A casa usa lenha para defumar e dar mais sabor na carne;
- O cardápio tem 9 burgers diferentes;
- O funcionamento é de terça a domingo, sendo sexta e sábado das 19 horas até meia noite e os demais dias das 19 às 23 horas;
Receita do burger exclusivo Pangeia:
- 1 pão de Brioche
- 170 gramas de costela moida para o burger
- sal a gosto
- 2 fatias de queijo muçarela
- manteiga sem sal a gosto
- 100 gramas de cogumelo Paris
- cebolinha picada para finalizar
Para o empanar os cogumelos:
- 1 ovo
- 30 gramas de farinha de trigo
- 30 gramas de farinha de rosca
- 30 gramas de farinha panko
Montagem do Burger:
Para cocção na frigideira, o ideal é usar 20% de gordura na carne. Se for na churrasqueira, use 30%. Coloque o hamburguer na grelha e salgue a gosto. Depois de 5 minutos, virar e colocar as duas fatias de muçarela. Corte o pão e passe manteiga em ambos os lados. Leve-os à grelha para selar. Fritar os cogumelos submerso em óleo à 170ºC durante 3 a 4 minutos. Coloque os cogumelos fritos com molho em costela em uma tigela e os envolva em molho. Depois de 5 minutos, tire o burger da grelha e deixe-os em uma superfície para descansar durante 2 minutos. Finalize com cebolinha picada. Retirar os talos dos cogumelos e fatiá-los com 0,5 cm de espessura. Bater o ovo. Passar os cogumelos na farinha de trigo, ovo, farinha de rosca, ovo e na farinha panko. Reservar.
Molho de costela:
- 1 kg de ossos de costela bovina
- 3 litros de água
- 200 gramas de cebola picada
- 70 gramas de cenoura picada
- 70 gramas de salsão picado
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
Modo de fazer o molho de costela:
Asse os ossos em fogo médio por 30 minutos. Coloque-os em um caldeirão e os cubra com água. Junte os outros ingredientes e cozinhe em fogo baixo por 3 a 4 horas. Coe o caldo e continue o cozimento por 30 minutos ou até atingir um aspecto e textura de molho.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia